O instituto Ipespe divulgou nesta sexta-feira (3) uma nova rodada de pesquisa com as intenções de votos para a corrida presidencial deste ano. De acordo com o levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança com 45% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 34%, na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores.
Veja os números da pesquisa Ipespe:
Primeiro turno
- Lula (PT) - 45%
- Bolsonaro (PL) - 34%
- Ciro Gomes (PDT) - 9%
- Simone Tebet (MDB) - 3%
- André Janones (Avante) - 1%
- Vera Lúcia (PSTU) - 1%
- Pablo Marçal (Pros) - 1%
- Brancos e nulos - 5%
- Não sabem ou não responderam - 2%
De acordo com o Ipespe, Leonardo Péricles (UP) e Luciano Bivar (União Brasil) foram citados, mas não chegaram a 1% de citações. Felipe D’Avila (Novo), Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) constavam da lista mas não foram citados por nenhum respondente.
Segundo turno
Lula x Bolsonaro
Lula (PT) - 53%
Bolsonaro (PL) - 35%
Lula x Ciro Gomes
Lula (PT) - 54%
Ciro (PL) - 26%
Lula x Simone Tebet
Lula (PT) - 56%
Simone Tebet (MDB) - 24%
Bolsonaro x Ciro Gomes
Ciro Gomes (PDT) - 45%
Bolsonaro (PL) - 40%
Bolsonaro x Simone Tebet
Bolsonaro (PL) - 41%
Simone Tebet (MDB) - 37%
Metodologia da pesquisa Ipespe
O Ipespe ouviu 1 mil eleitores, em todas as regiões do país, entre 30 de maio e 1.º de junho. A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02893/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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