O Ipespe divulgou na tarde deste sábado (3) uma nova rodada de pesquisa com as intenções de votos para presidente. De acordo com o levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida, com 44% no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%.
Na simulação de segundo turno, Lula venceria com 53%, contra 38% de Bolsonaro. Veja abaixo todos os cenários testados pelo Ipespe.
Primeiro turno: estimulada (com lista de candidatos)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 44%
- Jair Bolsonaro (PL) - 35%
- Ciro Gomes (PDT) - 9%
- Simone Tebet (MDB) - 5%
- Felipe D'Avila (Novo) - 1%
- Soraya Thronicke (União Brasil) - 1%\
- Pablo Marçal (Pros) - 0%
- Sofia Manzano (PCB) - 0%
- Roberto Jefferson (PTB) - 0%
- Vera Lúcia (PSTU) - 0%
- Leonardo Péricles (UP) - 0%
- José Maria Eymael (DC) - 0%
- Brancos e Nulos - 3%
- Não sabe/ Não respondeu - 2%
Primeiro turno: espontânea (sem lista de candidatos)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 40%
- Jair Bolsonaro (PL) - 33%
- Ciro Gomes (PDT) - 5%
- Simone Tebet (MDB) - 2%
- Felipe D'Avila (Novo) - 0%
- Pablo Marçal (Pros) - 0%
- Brancos e Nulos - 6%
- Não sabe / Não respondeu - 13%
Segundo Turno
Lula x Bolsonaro
- Lula (PT) - 53%
- Bolsonaro (PL) - 38%
- Brancos e Nulos - 7%
- Não sabe/ Não respondeu - 2%
Metodologia da pesquisa Ipespe
A pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), encomendada pela a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), ouviu 1.100 eleitores entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro de 2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-09344/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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