Nova pesquisa Modalmais/Futura Inteligência para a corrida presidencial divulgada pelo Metrópoles nesta quinta-feira (28) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) empatados tecnicamente.
Lula aparece com 39,6% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 37,5%. Como a pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, a situação caracteriza um empate técnico.
O levantamento ainda analisou um possível segundo turno entre Bolsonaro e Lula. Nesse cenário, o petista aparece com 46,2% das intenções de voto contra 41,6% do atual presidente.
1º turno (pesquisa estimulada)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 39,6%
- Jair Bolsonaro (PL) - 37,5%
- Ciro Gomes (PDT) - 7,4%
- Simone Tebet (MDB) - 1,9%
- André Janones (Avante) - 1,5%
- Outros - 1%
- Brancos e nulos - 6,1%
- Não sabem ou não responderam - 4,7%
2º turno (pesquisa estimulada)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 46,2%
- Jair Bolsonaro (PL) - 41,6%
- Brancos e nulos - 9,6%
- Não sabem ou não responderam - 2,6%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa Modalmais, realizada pelo instituto Futura Inteligência, foi contratada pelo Banco Modal. Foram entrevistados 2 mil eleitores de todo o país entre os dias 21 e 25 de julho. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é BR-07639/2022.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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