| Foto: Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Levantamento da Modalmais/Futura para a corrida presidencial com os eleitores de Minas Gerais, divulgado nesta terça-feira (23) mostrou o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente com 46,3% das intenções de voto na sondagem estimulada. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em seguida com 35,3%.

CARREGANDO :)

Na sequência aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 6,5% e a senadora Simone Tebet (MDB) com 1,9%. Votos brancos e nulos somaram 3,7%, enquanto eleitores indecisos ou que não responderam o questionamento marcaram 4,6%. A margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Intenção de voto para presidente da República em Minas Gerais

Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)

  • Jair Bolsonaro (PL) - 46,3%
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 35,3%
  • Ciro Gomes (PDT) - 6,5%
  • Simone Tebet (MDB) - 1,9%
  • Pablo Marçal (Pros) - 0%
  • Sofia Manzano (PCB) - 0%
  • Vera Lúcia (PSTU) - 0%
  • Luiz Felipe D'Avila (Novo) - 0%
  • Eymael (DC) - 0%
  • Leonardo Péricles (UP) - 0%
  • Soraya Thronicke (União Brasil) - 0%
  • Roberto Jefferson (PTB) - 0%
  • Nulo/branco/nenhum - 6%
  • Não sabe/não respondeu - 7%
Publicidade

Metodologia da pesquisa Modalmais/Futura

A pesquisa Modalmais, realizada pelo instituto Futura Inteligência, foi contratada pelo Banco Modal. Foram entrevistados 1,2 mil eleitores de todo o país entre os dias 16 e 19 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é MG-09198/2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.