Levantamento Modalmais/Futura sobre a corrida presidencial divulgado nesta sexta-feira (21) mostrou empate técnico entre os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o levantamento, Bolsonaro possui 46,9% das intenções de voto, enquanto Lula tem 45,9%.
A margem de erro geral da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Votos brancos e nulos representam 4,3%, enquanto eleitores indecisos ou que não responderam ao levantamento marcam 2,3%.
Na contabilização dos votos totais, Bolsonaro soma 50,5% dos votos, enquanto Lula tem 49,5%.
Esta é a terceira pesquisa do instituto neste segundo turno. No segundo levantamento, divulgado no dia 14 de outubro, o candidato petista aparecia com 46,93% das intenções de votos totais, e o atual presidente da República estava com 46,5%.
Nota da redação: No primeiro turno, a Modalmais/Futura apresentou divergência entre a pesquisa e o resultado apurado nas urnas. Em pesquisa divulgada em 30 de setembro, antevéspera do primeiro turno das eleições, o instituto mostrava que Lula tinha 43,6% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), e que Bolsonaro tinha 40,5%. A margem de erro era de 2,2 pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou um cenário diferente especialmente para o candidato Lula, que obteve 48,43%. Bolsonaro fez 43,3% dos votos válidos no domingo (2). A maioria dos institutos não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.
Intenção de voto para a Presidência da República (estimulada)
Votos totais
- Jair Bolsonaro (PL) - 46,9%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 45,9%
- Nulo/branco/nenhum - 3,8%
- Não sabe/não respondeu - 3,3%
Intenção de voto para a Presidência da República (estimulada)
Votos válidos
- Jair Bolsonaro (PL) - 50,5%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 49,5%
Qual candidato está realizando a melhor campanha?
- Jair Bolsonaro (PL) - 44,8%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 39,6%
- Nenhum - 7,4%
- Os dois - 4,2
- Não sabe/não respondeu - 3,9%
Avaliação do governo
O instituto também questionou os eleitores sobre como avaliam o atual governo do presidente Jair Bolsonaro. 38,5% dos entrevistados avaliaram como ótimo ou bom; 23% disseram ser regular; e 36,3% avaliaram como ruim ou péssimo.
Metodologia das pesquisas
A pesquisa encomendada pelo Banco Modal à Futura Inteligência entrevistou 2.000 eleitores do país, entre os dias 17 e 19 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-08523/2022.
Já na segunda pesquisa do instituto neste 2º turno, foram entrevistados 2.000 eleitores do país, entre os dias 10 e 12 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-06280/2022.
Por fim, no levantamento divulgado em 30 de setembro, o instituto entrevistou 2.000 eleitores do país, entre os dias 26 e 28 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-06743/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna, no primeiro turno.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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