Levantamento do Paraná Pesquisas no estado de São Paulo, divulgado nesta segunda-feira (30), mostrou o apresentador José Luiz Datena (PSC) com 22,3% das intenções de voto para o Senado, seguido pelo ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), com 16,5%. Marcio França – que é pré-candidato ao governo do estado pelo PSB, mas que pode desistir para apoiar a candidatura de Fernando Haddad (PT) – estava em terceiro, com 13,2%.
Veja a seguir o desempenho de todos os pré-candidatos testados na pesquisa feita com eleitores de São Paulo.
Cenário 1
- José Luiz Datena (PSC) - 22,3%
- Sergio Moro (União Brasil) - 16,5%
- Marcio França (PSB) - 13,2%
- Carla Zambelli (PL) - 11,9%
- Paulo Skaf (Republicanos) - 6,1%
- Janaina Paschoal (PRTB) - 6%
- Aldo Rebelo (PDT) - 1,2%
- Nise Yamaguchi (Pros)- 1,1%
- Professor Hoc (Podemos) - 1%
- Ricardo Mellão (Novo) - 0,3%
- Indecisos - 6,9%
- Nenhum/branco/nulo - 13,6%
Cenário 2 - sem Moro, com Milton Leite
- José Luiz Datena (PSC) - 26,8%
- Marcio França (PSB) - 15,2%
- Carla Zambelli (PL) - 12,6%
- Paulo Skaf (Republicanos) - 7,2%
- Janaina Paschoal (PRTB) - 6,5%
- Milton Leite (União Brasil) - 3,5%
- Nise Yamaguchi (Pros) - 1,3%
- Aldo Rebelo (PDT) - 1,2%
- Professor Hoc (Podemos) - 0,9%
- Ricardo Mellão (Novo) - 0,4%
- Indecisos - 6,8%
- Nenhum/branco/nulo - 17,7%
Cenário 3 - com menos nomes
- José Luiz Datena (PSC) - 32,4%
- Marcio França (PSB) - 18,1%
- Janaina Paschoal (PRTB) - 10,8%
- Milton Leite (União Brasil) - 4,4%
- Nise Yamaguchi (Pros) - 2,6%
- Ricardo Mellão (Novo) - 0,7%
- Indecisos - 7,8%
- Nenhum/branco/nulo - 23,1%
Metodologia da pesquisa
O Paraná Pesquisas entrevistou 1.880 eleitores do estado de São Paulo entre os dias 22 e 26 de maio. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi encomendado pela corretora BGC Liquidez e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo SP-01735/2022.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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