Levantamento da Paraná Pesquisas para o governo de Alagoas feitos entre os dias 27 de abril e 2 de maio traz o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) em primeiro lugar na pesquisa estimulada com 28,6%. O ex-prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSD) vem em segundo com 22,9%, e o deputado estadual Paulo Dantas (MDB) em terceiro com 17,0%.
Rodrigo Garcia lidera também em todos os cenários em que figura no segundo turno da eleição. Na disputa para o Senado, o ex-governador Renan Filho (MDB) lidera com folga, com 45,8% das intenções de voto, contra 22,5% do atual senador Fernando Collor, que tenta a reeleição.
Confira a seguir o desempenho de todos os pré-candidatos para o governo e também como está a disputa pela cadeira no Senado.
Estimulada - 1º turno
- Rodrigo Cunha (União Brasil) - 28,6%
- Rui Palmeira (PSD) - 22,9%
- Paulo Dantas (MDB) - 17,0%
- Antônio Albuquerque (PTB) - 6,1%
- Régis Cavalcante (Cidadania) - 2,5%
- Branco/nulo/nenhum - 15,5%
- Não sabe/não respondeu - 7,5%
Estimulada - 2º turno
Cenário 1
- Rui Palmeira (PSD) - 43,3%
- Paulo Dantas (MDB) - 26,9%
- Branco/nulo/nenhum - 21,7%
- Não sabe/não respondeu - 8,1%
Cenário 2
- Rodrigo Cunha (União Brasil) - 46,2%
- Paulo Dantas (MDB) - 25,8%
- Branco/nulo/nenhum - 19,7%
- Não sabe/não respondeu - 8,3%
Cenário 3
- Rodrigo Cunha (União Brasil) - 40,7%
- Rui Palmeira (PSD) - 34,7%
- Branco/nulo/nenhum - 18,1%
- Não sabe/não respondeu - 6,5%
Disputa pelo Senado em Alagoas
- Renan Filho (MDB) - 45,8%
- Fernando Collor (PTB) - 22,5%
- Davi Davino Filho (PP) - 14,1%
- Mário Agra (Psol) - 1,7%
- Branco/nulo/nenhum - 11,8%
- Não sabe/não respondeu - 4,2%
Metodologia da pesquisa
O Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 1.510 eleitores em 33 municípios do estado de Alagoas entre os dias 27 de abril e 2 de maio de 2022. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais e o nível de confiança atinge 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo AL-02627/2022.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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