Levantamento do Paraná Pesquisas sobre a corrida presidencial feita apenas com eleitores do Ceará, divulgado neste sábado (16), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança, com 42,1% das intenções de voto, seguido pelo presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 28,6%. Na sequência vem o ex-governador do estado Ciro Gomes (PDT), com 14,7%. Veja os números completos abaixo:
Pesquisa presidencial no Ceará - estimulada
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 42,1%
- Jair Bolsonaro (PL) - 28,6%
- Ciro Gomes (PDT) - 14,7%
- André Janones (Avante) - 0,8%
- Pablo Marçal (Pros) - 0,5%
- Simone Tebet (MDB) - 0,4%
- Felipe d'Avila (Novo) - 0,3%
- Vera Lúcia (PSTU) - 0,3%
- José Maria Eymael (DC) - 0,1%
- Leonardo Péricles (UP) - 0,1%
- Sofia Manzano (PCB) - 0,1%
- Luciano Bivar (União Brasil) - 0,0%
- Brancos/nulo/nenhum - 8,4%
- Não sabem/não respondeu - 3,5%
Metodologia da pesquisa
O levantamento do Paraná Pesquisas entrevistou 1.540 pessoas em 58 municípios do estado do Ceará no período entre os dias 11 e 15 de julho. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-03182/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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