Levantamento do Paraná Pesquisas com eleitores da Bahia, divulgado nesta terça-feira (5 de julho), mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49,8% das intenções de voto. Já o presidente e pré-candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), estava com 26,5%. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
O pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, estava em terceiro, com 8,5%, seguido de André Janones (Avante), com 1%. Os demais marcaram menos de 1%. Veja o resultado completo a seguir.
Pesquisa para presidente na Bahia
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 49,8%
- Jair Bolsonaro (PL) - 26,5%
- Ciro Gomes (PDT) - 8,5%
- André Janones (Avante) - 1%
- Pablo Marçal (Pros) - 0,6%
- Simone Tebet (MDB) - 0,6%
- Felipe d'Avila (Novo) - 0,2%
- Vera Lúcia (PSTU) - 0,2%
- Leonardo Péricles (UP) - 0,1%
- Eymael (DC) - 0%
- Sofia Manzano (PCB) - 0%
- Luciano Bivar (União) - 0%
- Brancos/nulo/nenhum - 7,5%
- Não sabe - 4,9%
Avaliação do governo Bolsonaro na Bahia
O instituto também mostrou que 62,1% dos eleitores entrevistados desaprovam o governo Jair Bolsonaro. Os que aprovam somaram 34,1%, e os que não responderam eram 3,8%. Ainda na avaliação de governo, 25,4% consideravam o trabalho do presidente ótimo ou bom, 19% achavam regular e 54,2% afirmavam ser ruim ou péssimo.
Metodologia da pesquisa
O Paraná Pesquisas entrevistou 1.640 eleitores na Bahia, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, em 72 municípios do estado. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-00774/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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