Pesquisa eleitoral divulgada pelo Paraná Pesquisas nesta segunda-feira (8), apontou que o candidato à reeleição ao Governo de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), lidera o levantamento com 46,1% das intenções de voto.
Na sequência aparecem o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota), com 24,9%, o deputado federal Major Vitor Hugo (PL), com 9%, e o reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) Wolmir Amado (PT), com 1,7%.
Os demais candidatos não somaram 1% dos votos. Votos brancos e nulos marcaram 9,9%, enquanto eleitores indecisos ou que não souberam responder o questionário registraram 6,5%.
Intenção de voto para o governo de Goiás
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Ronaldo Caiado (União Brasil) - 46,1%
- Gustavo Mendanha (Patriota) - 24,9%
- Major Vitor Hugo (PL) - 9%
- Wolmir Arado (PT) - 1,7%
- Cintia Dias (Psol) - 0,7%
- Edigar Diniz (Novo) - 0,5%
- Helga Martins (PCB) - 0,3%
- André Antonio (PROS) - 0,3%
- Brancos/Nulos - 9,9%
- Não Souberam/Não Responderam: 6,5%
Primeiro turno: espontânea (quando uma lista de candidatos não é apresentada ao entrevistado)
- Ronaldo Caiado (União Brasil) - 19,5%
- Gustavo Mendanha (Patriota) - 7,3%
- Major Vitor Hugo (PL) - 3,5%
- Marconi Perillo (PSDB) - 2,7*
- Wolmir Arado (PT) - 0,2%
- Cintia Dias (Psol) - 0,1%
- Outros candidatos - 0,3%
- Brancos/Nulos - 4,4%
- Não Souberam/Não Responderam: 61,9%
*Marconi Perillo irá disputar uma vaga ao Senado Federal em Goiás
Metodologia da pesquisa do Paraná Pesquisas
A pesquisa eleitoral do Paraná Pesquisas entrevistou 1.540 pessoas pessoalmente entre os dias 03 e 07 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. sob o registro na Justiça Eleitoral com o número GO-07374/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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