Levantamento do Paraná Pesquisas para o governo de Alagoas, divulgado nesta terça-feira (16), mostra o governador Paulo Dantas (MDB), candidato à reeleição, em primeiro lugar, com 33,6% das intenções de voto, a três dias do primeiro turno das eleições. Ele é seguido por Rodrigo Cunha (União Brasil), com 21,6%, e por Fernando Collor (PTB), com 17,3%.
A pesquisa eleitoral tem margem de erro de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos. Votos brancos e nulos somam 7,8%, e os eleitores indecisos ou que não responderam marcaram 7,0%.
O Paraná Pesquisas ainda simulou a preferência dos eleitores alagoanos para a única vaga ao Senado Federal em disputa no estado. O ex-governador Renan Filho (MDB) está na frente com 49,1% das intenções de voto. Davi Davino Filho (PP) vem em seguida tem 27,4%. Veja os números completos da pesquisa abaixo:
Intenção de voto para o governo de Alagoas
Primeiro turno: estimulada
- Paulo Dantas (MDB): 33,6%
- Rodrigo Cunha (União Brasil): 21,6%
- Fernando Collor (PTB): 17,3%
- Rui Palmeira (PSD): 10,3%
- Professor Cicero Albuquerque (Psol): 1,3%
- Bombeiro Luciano Fontes (PMB): 0,5%
- Branco/nulo: 7,8%
- Não sabe/não respondeu: 7,0%
Intenção de voto para o Senado em Alagoas
Estimulada
- Renan Filho (MDB): 49,1%
- Davi Davino Filho (PP): 27,4%
- Coronel do Valle (Pros): 3,0%
- Mário Agra (Psol): 1,2%
- Bombeiro Suzana Souza (PMB): 1,1%
- Branco/nulo: 9,8%
- Não sabe/não respondeu: 8,3%
Metodologia da pesquisa
O Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 1.510 eleitores, em 32 municípios, entre os dias 24 e 28 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo AL-06288/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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