Levantamento do Paraná Pesquisas para o governo de Pernambuco, divulgado nesta segunda-feira (16), mostrou a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) com 28,8% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece a ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) com 16% das intenções de voto.
Miguel Coelho (União Brasil), ex-prefeito de Petrolina, estava com 13%, seguido por Anderson Ferreira (PL), pré-candidato do presidente Jair Bolsonaro, com 12,1%; Danilo Cabral (PSB), que deve receber o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estava com 7,1%. João Arnaldo (Psol) e Jones Manoel (PCB) correm por fora.
Veja a seguir os resultados completos da pesquisa eleitoral no estado de Pernambuco, para o governo estadual e para o Senado.
Pesquisa para o governo de Pernambuco: 1º turno
O Paraná Pesquisas consultou três cenários de primeiro turno para a eleição de governador no estado.
Cenário 1
- Marília Arraes (Solidariedade) - 28,8%
- Raquel Lyra (PSDB) - 16%
- Miguel Coelho (União Brasil) - 13,6%
- Anderson Ferreira (PL) - 12,1%
- Danilo Cabral (PSB) - 7,1%
- João Arnaldo (Psol) - 1,3%
- Jones Manoel (PCB) - 0,7%
- Nenhum/Branco/Nulo - 13,5%
- Não sabe/não respondeu - 7%
Cenário 2 - sem Raquel
- Marília Arraes (Solidariedade) - 34,9%
- Miguel Coelho (União Brasil) - 15,4%
- Anderson Ferreira (PL) - 12,8%
- Danilo Cabral (PSB) - 8,3%
- João Arnaldo (Psol) - 2,2%
- Jones Manoel (PCB) - 1,5%
- Nenhum/Branco/Nulo - 17%
- Não sabe/não respondeu - 7,9%
Cenário 3 - sem Miguel
- Marília Arraes (Solidariedade) - 32,6%
- Raquel Lyra (PSDB) - 18,8%
- Anderson Ferreira (PL) - 12,6%
- Danilo Cabral (PSB) - 7,7%
- João Arnaldo (Psol) - 1,4%
- Jones Manoel (PCB) - 0.9%
- Nenhum/Branco/Nulo - 18,2%
- Não sabe/não respondeu - 7,7%
Pesquisa para o governo de Pernambuco: 2º turno
O Paraná Pesquisas ainda consultou três cenários para um eventual segundo turno da eleição de governador.
Danilo x Miguel
- Miguel Coelho (União Brasil) - 35%
- Danilo Cabral (PSB) - 22,7%
- Nenhum/Branco/Nulo - 30,9%
- Não sabe/não respondeu - 11,5%
Danilo x Raquel
- Raquel Lyra (PSDB) - 41,8%
- Danilo Cabral (PSB) - 20,3%
- Nenhum/Branco/Nulo - 27,5%
- Não sabe/não respondeu - 10,4%
Danilo x Anderson
- Danilo Cabral (PSB) - 29,1%
- Anderson Ferreira (PL) - 28,1%
- Nenhum/Branco/Nulo - 33,2%
- Não sabe/não respondeu - 9,6%
Marília x Danilo
- Marília Arraes (Solidariedade) - 51,4%
- Danilo Cabral (PSB) - 18,7%
- Nenhum/Branco/Nulo - 23,4%
- Não sabe/não respondeu - 6,4%
Disputa por uma cadeira no Senado
A ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra aparece em primeiro na disputa do Senado. Veja como se saíram os demais pré-candidatos, entre eles o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado.
- Raquel Lyra (PSDB) - 32,8%
- André de Paula (PSD) - 14%
- Teresa Leitão (PT) - 9,8%
- Gilson Machado (PL) - 8,3%
- Eugênia Lima (Psol) - 1,1%
- Nenhum/Branco/Nulo - 24%
- Não sabe/não respondeu - 9,9%
Metodologia da pesquisa
O Paraná Pesquisas entrevistou, pessoalmente, 1.510 eleitores entre os dias 10 e 14 de maio, em 60 cidades de Pernambuco. O levantamento foi contratado pelo próprio instituto e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo PE-04682/2022. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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