Levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (18), mostrou Ibaneis Rocha (MDB) na liderança da corrida eleitoral pelo governo do Distrito Federal. O atual governador do DF tinha 38,7% das intenções de voto. Em segundo lugar aparecia o empresário Paulo Octavio (PSD), com 10,9%, tecnicamente empatado com a senadora Leila Barros (PDT), que marcou 9,8%.
Na corrida para o Senado, Flávia Arruda (PL) estava na dianteira, com 36,1% das intenções de voto. Na sequência aparecia a ex-ministra Damares Alves (Republicanos), com 17,3%. Veja todos os números da pesquisa a seguir.
Pesquisa para governador do DF
- Ibaneis Rocha (MDB) - 38,7%
- Paulo Octávio (PSD) - 10,9%
- Leila do Vôlei (PDT) - 9,8%
- Izalci Lucas (PSDB) - 5,4%
- Leandro Grass (PV) - 3,4%
- Rafael Parente (PSB) - 2,5%
- Keka Bagno (Psol) - 1,8%
- Renan Rosa (PCO) - 1,6%
- Lucas Salles (DC) - 1,1%
- Robson da Silva (PSTU) - 0,6%
- Teodoro da Cruz (PCB) - 0,5%
- Brancos/nulos - 14,2%
- Não sabe/não respondeu - 9,4%
Disputa pelo Senado no Distrito Federal
- Flávia Arruda (PL): 36,1%
- Damares Alves (Republicanos): 17,3%
- Rosilene Corrêa (PT) - 4,8%
- Tenente Cel Souza Júnior (DC) - 2,9%
- Carlos Divino Rodrigues (PSD) - 2,3%
- Pedro Ivo (mandato coletivo - Rede) - 1,5%
- Elcimara (PSTU) - 1,4%
- Alexandre Bispo (PSDB) - 1,2%
- Expedito Carneiro de Mendonça (PCO) - 1,1%
- Branco/Nulo: 17,7%
- Não sabe/Não respondeu: 13,7%
Metodologia da pesquisa
O Paraná Pesquisas ouviu 1.540 eleitores do Distrito Federal, pessoalmente, entre os dias 13 e 17 de agosto de 2022. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi feito com recursos próprios do instituto e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo DF-02459/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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