Levantamento do Paraná Pesquisas para a corrida presidencial em Alagoas, divulgado nesta quinta-feira (7), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da pesquisa, com 49,2% das intenções de voto, seguido pelo presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 31,5%.
Na sequência do levantamento aparecem Ciro Gomes (PDT), com 4,3% dos votos válidos, seguido por André Janones (Avante), com 1,1%, Vera Lúcia (PSTU), com 0,5%, e Simone Tebet (MDB), com 0,4%.
Intenção de voto para a presidência em Alagoas
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 49,2%
- Jair Bolsonaro (PL) - 31,5%
- Ciro Gomes (PDT) - 4,3%
- André Janones (Avante) - 1,1%
- Vera Lúcia (PSTU) - 0,5%
- Simone Tebet (MDB) - 0,4%
- Pablo Marçal (Pros) - 0,3%
- Sofia Manzano (PCB) - 0,1%
- José Maria Eymael (DC) - 0,1%
- Luciano Bivar (União Brasil) - 0,1%
- Felipe d'Avila (Novo) - 0%
- Leonardo Péricles (UP) - 0%
- Brancos/nulo/nenhum - 7,3%
- Não sabem - 5,2%
Avaliação do governo Bolsonaro em Alagoas
O levantamento também mostrou que 52,6% dos eleitores entrevistados desaprovam o governo Jair Bolsonaro. Os que aprovam somaram 42,6%, e os que não responderam registraram 4,7%. Ainda na avaliação de governo, 21,7% acharam regular.
Metodologia das pesquisas
O levantamento do Paraná Pesquisas entrevistou 1.510 pessoas, entre os dias 1º de julho e 5 de julho. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número BR-00617/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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