Levantamento do Paraná Pesquisas para a corrida presidencial em Pernambuco, divulgado nesta segunda-feira (19), mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da pesquisa, com 53% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na sequência com 28,5%.
Na comparação com a pesquisa divulgada no mês de agosto pelo Paraná Pesquisas, Lula e Bolsonaro subiram 0,5 pontos percentuais, ambos dentro da margem de erro do levantamento, que é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) somou 5,7% das intenções de voto e a senadora Simone Tebet (MDB) marcou 2,3%, enquanto os outros candidatos não alcançaram 1%. Votos brancos e nulos marcaram 5,6%, enquanto eleitores indecisos e que não responderam a 3%.
Intenção de voto para a Presidência da República em Pernambuco
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 53%
- Jair Bolsonaro (PL) - 28,5%
- Ciro Gomes (PDT) - 5,7%
- Simone Tebet (MDB) - 2,3%
- Pablo Marçal (PROS) - 0,5%
- Vera Lúcia (PSTU) - 0,3%
- Luiz Felipe D'Avila (Novo) - 0,3%
- Soraya Thronicke (União Brasil) - 0,3%
- Sofia Manzano (PCB) - 0,2%
- Padre Kelmon (PTB) - 0,2%
- Eymael (DC) - 0,1%
- Leonardo Péricles (UP) - 0%
- Nulo/branco/nenhum - 5,6%
- Não sabe/não respondeu - 3%
Metodologia da pesquisa do Paraná Pesquisas
A pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 1.510 pessoas, entre os dias 12 e 16 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número BR-04074/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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