Levantamento do Paraná Pesquisas para a disputa à presidência da República em Alagoas divulgada nesta sexta-feira (16) mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 34,7%.
Na sequência aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 5,6% e a senadora Simone Tebet (MDB) com 3,5%. Votos brancos e nulos somaram 5,3%, enquanto eleitores indecisos e que não souberam responder marcaram 4,8%.
Intenção de voto para a Presidência da República em Alagoas
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 45%
- Jair Bolsonaro (PL) - 34,7%
- Ciro Gomes (PDT) - 5,8%
- Simone Tebet (MDB) - 3,5%
- Soraya Thronicke (União Brasil) - 0,6%
- Vera Lúcia (PSTU) - 0,2%
- Luiz Felipe D'Avila (Novo) - 0,1%
- Padre Kelmon (PTB) - 0,1%
- Pablo Marçal (PROS) - 0,1%
- Leonardo Péricles (UP) - 0%
- Sofia Manzano (PCB) - 0%
- Eymael (DC) - 0%
- Nulo/branco/nenhum - 7,5%
- Não sabe/não respondeu - 3,9%
Avaliação do governo Bolsonaro em Alagoas
O Paraná Pesquisas também perguntou aos entrevistados alagoanos neste levantamento como eles avaliavam o governo de Jair Bolsonaro. A maioria (48,1%) respondeu que aprova a gestão do presidente, enquanto 47,3% disseram desaprová-la. Em outra pergunta de avaliação, 39,6% declararam considerar o governo ruim ou péssimo; 38,7% disseram ser ótimo ou bom e 20,1% afirmaram considerá-lo regular.
Metodologia da pesquisa do Paraná Pesquisas
A pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 1.510 eleitores entre os dias 10 e 14 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número BR-04401/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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