Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).| Foto: Divulgação/Band
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Levantamento do Paraná Pesquisas para a corrida presidencial no Ceará, divulgado nesta terça-feira (13), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar nas intenções de voto, com 43,1%. Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo, com 28,1%.

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Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 14,1% da preferência dos entrevistados; um ponto percentual a mais do que a edição anterior. Na sequência vêm Simone Tebet (MDB), com 3% das intenções de voto. Os demais candidatos não atingiram o mínimo de 1%.

Votos brancos e nulos somaram 6,3%, enquanto eleitores indecisos ou que não responderam ao levantamento marcaram 4%.

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Pesquisa presidencial - 1º turno

Estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 43,1%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 28,1%
  • Ciro Gomes (PDT) - 14,1%
  • Simone Tebet (MDB) - 3%
  • Pablo Marçal (Pros) - 0,5%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 0,3%
  • Soraya Thronicke (União Brasil) - 0,1%
  • Vera Lúcia (PSTU) - 0,1%
  • Eymael (DC) - 0,1%
  • Leonardo Péricles (UP) - 0,1%
  • Sofia Manzano (PCB) - 0%
  • Padre Kelmon (PTB) - 0%
  • Brancos e nulos - 6,1%
  • Não sabe/Não respondeu - 3,9%

Metodologia da pesquisa do Paraná Pesquisas

O Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 1.540 eleitores entre os dias 8 e 12 de setembro de 2022. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará sob o protocolo CE-04394/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-03072/2022.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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