Levantamento do Paraná Pesquisas sobre a corrida presidencial feito com eleitores do estado do Rio de Janeiro, e divulgado neste sábado (3), mostra um empate técnico entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas estimulada e espontânea.
Na estimulada, quando uma lista de nomes é apresentada aos entrevistados, Lula aparece com 37,9% e Bolsonaro com 37,5%. Na espontânea, quando não há lista prévia, o candidato do PT tem 26,8% e o do PL, 26,2%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Acompanhe os números completos abaixo:
Pesquisa estimulada no Rio de Janeiro: 1º turno
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 37,9%
- Jair Bolsonaro (PL) - 37,5%
- Ciro Gomes (PDT) - 5,6%
- André Janones (Avante) - 1,2%
- Simone Tebet (MDB) - 1,1%
- Pablo Marçal (Pros) - 0,5%
- Vera Lúcia (PSTU) - 0,5%
- Luiz Felipe d'Avila (Novo) - 0,3%
- Eymael (DC) - 0,2%
- Luciano Bivar (União Brasil) - 0,1%
- Nulo/branco/nenhum - 9,6%
- Não sabe/não respondeu - 5,5%
Pesquisa espontânea no Rio de Janeiro: 1º turno
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 26,8%
- Jair Bolsonaro (PL) - 26,2%
- Ciro Gomes (PDT) - 1,6%
- Simone Tebet (MDB) - 0,5%
- Pablo Marçal (Pros) - 0,2%
- André Janones (Avante) - 0,1%
- Luiz Felipe d'Avila (Novo) - 0,1%
- Outros nomes citados: 0,1%
- Nulo/branco/nenhum - 8,2%
- Não sabe/não respondeu - 36,2%
Metodologia da pesquisa
O Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 1.540 eleitores em 50 municípios do estado do Rio de Janeiro entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2022. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiança atinge 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09584/2022.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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