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| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

Levantamento da Paraná Pesquisas sobre a corrida presidencial com eleitores de Minas Gerais, divulgado neste sábado (14), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na frente, com 41,6% das intenções de voto no primeiro turno no cenário estimulado. O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem logo atrás com 33,8%, seguido pelo ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), que tem 6,2%.

Na pesquisa espontânea, o instituto verificou um empate técnico entre Lula e Bolsonaro, considerando a margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos. Veja os números:

Pesquisa presidencial 1º turno

Cenário estimulado

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 41,6%
Jair Bolsonaro (PL) - 33,8%
Ciro Gomes (PDT) - 6,2%
André Janones (Avante) - 2,0%
João Doria (PSDB) - 1,3%
Eymael (DC): 1,0%
Luciano Bivar (União Brasil) - 0,6%
Pablo Marçal (Pros) - 0,5%
Luiz Felipe d'Avila (Novo) - 0,4%
Simone Tebet (MDB) - 0,4%
Vera Lúcia (PSTU) - 0,1%
Nulo/branco/nenhum - 7,7%
Não sabe/não respondeu - 4,5%

Cenário espontâneo

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 24,6%
Jair Bolsonaro (PL) - 22,4%
Ciro Gomes (PDT) - 1,4%
Sergio Moro (União Brasil) - 0,3%
João Doria (PSDB) - 0,2%
Pablo Marçal (Pros) - 0,2%
André Janones (Avante) - 0,1%
Outros nomes citados - 0,2%
Nulo/branco/nenhum - 9,3%
Não sabe/não respondeu - 41,3%

Metodologia da pesquisa

O Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 1.680 eleitores em 78 municípios do estado de Minas Gerais entre os dias 8 e 13 de maio de 2022. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais e o nível de confiança atinge 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09255/2022.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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