Levantamento do Instituto Atlas sobre o segundo turno da eleição para o governo de Alagoas, divulgado neste sábado (29), mostra Paulo Dantas (MDB) com 54,1% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos). Já Rodrigo Cunha (União Brasil) tem 45,9% na pesquisa. A margem de erro geral é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Nota da redação: Uma pesquisa para o governo de Alagoas chegou a ser registrada pelo Instituto Atlas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no final do primeiro turno, mas os números não foram divulgados. Nas urnas, Paulo Dantas terminou a votação com 46,44% dos votos válidos, enquanto que Rodrigo Cunha teve 26,79%. A maioria das empresas que realizou pesquisas às vésperas do 1º turno não conseguiu retratar o comportamento do eleitor, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.
Intenção de voto estimulada para o governo de Alagoas (votos totais)
- Paulo Dantas (MDB) – 49%
- Rodrigo Cunha (União Brasil) – 41,5%
- Branco/nulo - 5,6%
- Indecisos - 3,8%
Intenção de voto estimulada para o governo de Alagoas (válidos)
- Paulo Dantas (MDB) – 54,1%
- Rodrigo Cunha (União Brasil) – 45,9%
Metodologia
A pesquisa do Instituto Atlas, realizada com recursos próprios, entrevistou 1.600 eleitores de Alagoas via questionário estruturado na web entre os dias 26 e 29 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AL-09678/2022.
Já a pesquisa de 1º de outubro do mesmo instituto ouviu 1.600 eleitores entre os dias 26 e 29 de setembro de 2022. A margem de erro era de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa também está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AL-09734/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna, no primeiro turno.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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