Levantamento do Instituto Atlas sobre o segundo turno da eleição para o governo da Bahia, divulgado neste sábado (29) pelo portal A Tarde, mostra Jerônimo Rodrigues (PT) com 54% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos). Já ACM Neto (União Brasil) tem 46% na pesquisa. A margem de erro geral é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Nota da redação: Em pesquisa divulgada em 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno das eleições, o Instituto Atlas mostrava que Jerônimo Rodrigues tinha 45,4% das intenções de votos válidos, enquanto que ACM Neto alcançava 39%. A margem de erro era de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O cenário apontado na pesquisa passou perto do que foi apurado nas urnas, com Jerônimo marcando 49,45%, pouco acima da margem de erro, enquanto que ACM Neto teve 40,80% dos votos, dentro do previsto. No entanto, a maioria das empresas que realizou pesquisas às vésperas do 1º turno não conseguiu retratar o comportamento do eleitor, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.
Intenção de voto estimulada para o governo da Bahia (votos totais)
- Jerônimo Rodrigues (PT) – 52,3%
- ACM Neto (União Brasil) – 45,2%
- Branco/nulo - 1,2%
- Indecisos - 1,3%
Intenção de voto estimulada para o governo da Bahia (válidos)
- Jerônimo Rodrigues (PT) – 54%
- ACM Neto (União Brasil) – 46%
Metodologia
A pesquisa do Instituto Atlas, contratada pela Editora A Tarde, entrevistou 2 mil eleitores da Bahia via questionário estruturado na web entre os dias 26 e 28 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-01947/2022.
Já a pesquisa de 1º de outubro do mesmo instituto ouviu 2 mil eleitores entre os dias 26 e 30 de setembro de 2022. A margem de erro era de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa também está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-03876/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna, no primeiro turno.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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