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Eleitores da terceira via preferem Lula em eventual segundo turno, segundo pesquisa BTG/FSB
Pesquisa eleitoral para presidente| Foto: Gazeta do Povo

Levantamento da FSB Pesquisa, contratado pelo banco BTG Pactual e divulgado nesta segunda-feira (11), mostrou o petista Luiz Inácio Lula da Silva com 41% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparecia na sequência, com 32%.

Ciro Gomes (PDT) estava isolado em terceiro, com 9% da preferência dos eleitores entrevistados. Simone Tebet (MDB) estava com 4%, tecnicamente empatada com o deputado federal André Janones (Avante), que fez 3% (veja a seguir a pesquisa completa, com cenários de primeiro e segundo turnos).

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos, Lula foi citado por 40% dos eleitores e Bolsonaro, por 30%. No levantamento anterior, divulgado em 27 de junho, Lula havia sido lembrado por 39% e Bolsonaro, por 31%. Na pesquisa desta segunda-feira, Ciro aparecia com 3% das intenções de voto na pesquisa espontânea. Os demais pré-candidatos somavam 3%. Os que não souberam responder e que votariam em branco ou nulo representavam 24%.

Pesquisa estimulada para 1º turno (estimulada)

Cenário 1

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 41%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 32%
  • Ciro Gomes (PDT) - 9%
  • Simone Tebet (MDB) - 4%
  • André Janones (Avante) - 3%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 1%
  • Vera Lúcia (PSTU) - 1%
  • Pablo Marçal (Pros) - 1%
  • Eymael (DC) - 0%
  • Sofia Manzano (PCB) - 0%
  • Luciano Bivar (União Brasil) - 0%
  • Leonardo Péricles (UP) - 0%
  • Brancos e nulos - 2%
  • Não sabe/Não respondeu - 2%
  • Nenhum - 4%

Cenário 2 - lista reduzida

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 42%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 32%
  • Ciro Gomes (PDT) - 9%
  • Simone Tebet (MDB) - 4%
  • André Janones (Avante) - 3%
  • Pablo Marçal (Pros) - 1%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 0%
  • Nenhum - 5%
  • Brancos e nulos - 2%
  • Não sabe/Não respondeu - 2%

Pesquisa estimulada para 1º turno (espontânea)

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 40%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 30%
  • Ciro Gomes (PDT) - 3%
  • Simone Tebet (MDB) - 1%
  • Outros - 2%
  • Nenhum - 6%
  • Brancos e nulos - 4%
  • Não sabe/Não respondeu - 14%

Cenários de segundo turno

Lula x Bolsonaro

  • Lula (PT) - 53%
  • Bolsonaro (PL) - 37%
  • Nenhum - 5%
  • Brancos e nulos - 4%
  • NS/NR - 1%

Lula x Ciro

  • Lula (PT) - 48%
  • Ciro (PDT) - 30%
  • Nenhum - 13%
  • Brancos e nulos - 8%
  • NS/NR - 1%

Lula x Simone Tebet

  • Lula (PT) - 52%
  • Simone Tebet (MDB) - 27%
  • Nenhum - 12%
  • Brancos e nulos - 7%
  • NS/NR - 2%

Ciro x Bolsonaro

  • Ciro (PDT) - 48%
  • Bolsonaro (PL) - 38%
  • Nenhum - 7%
  • Brancos e nulos - 5%
  • NS/NR - 1%

Bolsonaro x Simone Tebet

  • Simone Tebet (MDB) - 42%
  • Bolsonaro (PL) - 40%
  • Nenhum - 10%
  • Brancos e nulos - 6%
  • NS/NR - 3%

Metodologia da pesquisa BTG/FSB

O Instituto FSB Pesquisa ouviu, por telefone, dois mil eleitores entre os dias 8 e 10 de julho de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo banco BTG Pactual e está registrada no TSE com o protocolo BR-09292/2022. Confira a pesquisa completa, em PDF, aqui.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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