Levantamento do Datafolha para o governo de São Paulo divulgado neste sábado (1) mostra Fernando Haddad (PT) em primeiro lugar. Considerando os votos válidos – ou seja, sem brancos e nulos –, Haddad tem 39%. Na sequência, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) tem 31%, e Rodrigo Garcia (PSDB), 23%.
Considerando os votos totais, Haddad tem 35%, e Tarcísio, 26%. Brancos e nulos são 8%. Os mesmos 8% afirmaram não saber em quem vão votar.
O Datafolha também elaborou cenários de segundo turno, um com Haddad e Garcia e outro com Haddad e Tarcísio. No cenário com Garcia, o Datafolha indica empate técnico entre os candidatos, com o tucano numericamente à frente de Haddad. No segundo cenário, Haddad venceria por vantagem estreita, de acordo com a pesquisa.
O instituto mensurou, ainda, as intenções de voto para a única vaga em disputa ao Senado Federal em São Paulo. Segundo a pesquisa, Márcio França (PSB) tem 45% das intenções de voto, considerando apenas votos válidos. Marcos Pontes (PL) marcou 31%. Considerando votos totais, 14% dizem que não sabem em quem vão votar. Brancos e nulos somam 12%.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Veja abaixo os números completos da pesquisa para governador e senador em São Paulo.
Pesquisa estimulada para governador em 1º turno
Votos válidos
- Fernando Haddad (PT) – 39%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 31%
- Rodrigo Garcia (PSDB) – 23%
- Carol Vigliar (UP) - 2%
- Gabriel Colombo (PCB) – 1%
- Elvis Cezar (PDT) – 1%
- Vinicius Poit (Novo) – 1%
- Edson Dorta (PCO) - 1%
- Antônio Jorge (DC) -1%
- Altino Júnior (PSTU) – 1%
Votos totais
- Fernando Haddad (PT) – 33%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 26%
- Rodrigo Garcia (PSDB) – 20%
- Carol Vigliar (UP) - 1%
- Gabriel Colombo (PCB) – 1%
- Elvis Cezar (PDT) – 1%
- Vinicius Poit (Novo) – 1%
- Edson Dorta (PCO) - 1%
- Antônio Jorge (DC) - 0%
- Altino Júnior (PSTU) – 0%
- Brancos e nulos – 8%
- Não sabem – 8%
Pesquisa estimulada para governador em 2º turno
Cenário 1 - Haddad x Garcia
- Rodrigo Garcia (PSDB) – 43%
- Fernando Haddad (PT) – 42%
- Brancos e nulos – 12%
- Não sabem – 3%
Cenário 2 - Haddad x Tarcísio
- Fernando Haddad (PT) – 46%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 41%
- Brancos e nulos – 10%
- Não sabem – 3%
Pesquisa estimulada para senador
Votos válidos
- Márcio França (PSB) - 45%
- Marcos Pontes (PL) - 31%
- Edson Aparecido (MDB) - 6%
- Janaína Paschoal (PRTB) - 5%
- Aldo Rebelo (PDT) - 3%
- Vivian Mendes (UP) - 3%
- Antonio Carlos Silva (PCO) - 2%
- Ricardo Mellão (Novo) - 2%
- Tito Bellini (PCB) - 2%
- Dr. Azkoul (DC) - 1%
- Mancha Coletivo Socialista (PSTU) - 0%
Votos totais
- Márcio França (PSB) - 33%
- Marcos Pontes (PL) - 23%
- Edson Aparecido (MDB) - 4%
- Janaína Paschoal (PRTB) - 3%
- Vivian Mendes (UP) - 3%
- Aldo Rebelo (PDT) - 2%
- Antonio Carlos Silva (PCO) - 2%
- Ricardo Mellão (Novo) - 1%
- Tito Bellini (PCB) - 1%
- Dr. Azkoul (DC) - 0%
- Mancha Coletivo Socialista (PSTU) - 0%
- Brancos e nulos – 12%
- Não sabem – 14%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral do Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, entrevistou 3.700 eleitores em São Paulo entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os protocolos SP-09987/2022 e SP-07547/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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