Levantamento Datafolha sobre o segundo turno da corrida ao governo de São Paulo, divulgado neste sábado (29), mostrou o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 46% das intenções de voto. O petista Fernando Haddad tinha 42%.
Considerando apenas os votos válidos (excluídos os em branco, nulos e eleitores indecisos), o candidato do Republicanos teria 53% segundo a pesquisa, enquanto que o petista teria 47%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Nota da redação: No primeiro turno, a pesquisa Datafolha divulgada no dia 1º de outubro apontava a liderança de Fernando Haddad na corrida ao Palácio dos Bandeirantes com 39% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), enquanto que Tarcísio tinha 31%. A margem de erro era de 2 pontos porcentuais. No entanto, o resultado final das urnas apontou o contrário, com o candidato republicano atingindo 42,32% dos votos contra 35,70% do petista. A maioria das empresas que realizou pesquisas às vésperas do 1º turno, porém, não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.
Pesquisa estimulada para governador de SP em 2º turno (votos totais)
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 46%
- Fernando Haddad (PT): 42%
- Branco/nulo: 8%
- Não sabe/não respondeu: 4%
Pesquisa estimulada para governador de SP em 2º turno (votos válidos)
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 53%
- Fernando Haddad (PT): 47%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa encomendada pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo ao Datafolha entrevistou 3.134 eleitores entre os dias 28 e 29 de outubro de 2022, em 79 municípios paulistas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo SP-03973/2022.
A pesquisa eleitoral do Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, entrevistou 3.700 eleitores em São Paulo entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os protocolos SP-09987/2022 e SP-07547/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna, no primeiro turno.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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