Institutos de pesquisa já realizaram levantamentos de intenção de voto na maior parte dos estados do país após o início da campanha eleitoral.
As pesquisas têm mostrado cenários distintos considerando candidatos que têm o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
No Sudeste, onde estão os três maiores colégios eleitorais do país (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), concorrentes que têm Lula no palanque lideram ou apresentam bom desempenho. Nesse caso, a exceção é Minas Gerais, em que Alexandre Kalil (PSD) está mais de vinte pontos atrás do primeiro colocado, Romeu Zema (Novo).
No Sul, por outro lado, candidatos aliados de Bolsonaro estão à frente ou em candidaturas competitivas. Já em outros estados, como a Bahia, quem lidera não declarou apoio nem a Lula, nem a Bolsonaro.
Veja abaixo o desempenho dos candidatos apoiados pelos dois presidenciáveis segundo as pesquisas de intenção de voto mais recentes. A metodologia dos levantamentos está ao final do texto.
Pará, Mato Grosso, Acre e Roraima não tiveram pesquisas divulgadas após o início da campanha eleitoral e, por isso, não constam na lista.
São Paulo
Levantamento do Paraná Pesquisas mostra que, em São Paulo, quem lidera é o candidato de Lula, Fernando Haddad (PT). O petista tem 32,4% das intenções de voto, segundo a pesquisa.
Em segundo lugar está Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), ex-ministro e candidato de Bolsonaro, com 23,4%.
O atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), tem 15,6%.
Minas Gerais
Em Minas, o atual governador, Romeu Zema (Novo) aparece à frente em pesquisa do instituto Datatempo. Ele tem 46,2% das intenções de voto, segundo o levantamento.
Em segundo lugar aparece o candidato de Lula, Alexandre Kalil (PSD), com 21,6%.
Bolsonaro tentou formar uma aliança com Zema, mas o mineiro acabou não dando palanque ao presidente no primeiro turno. Com isso, o PL lançou candidatura própria, de Carlos Viana. Na pesquisa, Viana marcou 3,4%.
Rio de Janeiro
No Rio, pesquisa do Real Time Big Data mostra o atual governador e candidato de Bolsonaro, Cláudio Castro (PL), liderando a disputa, com 32% das intenções de voto.
Marcelo Freixo (PSB), apoiado por Lula, tem 22%.
Em outra pesquisa, do Datafolha, os dois candidatos estão tecnicamente empatados: Castro tem 26% e Freixo, 23%.
Bahia
Na Bahia, pesquisa do Datafolha aponta ACM Neto (União Brasil) com 54% das intenções de voto já no primeiro turno. ACM tem tentado descolar a eleição para o governo da disputa para presidente, sem declarar apoio a nenhum candidato.
Jerônimo Rodrigues (PT), candidato apoiado por Lula, aparece em segundo lugar, com 16% das intenções de voto. O concorrente que tem o apoio de Bolsonaro é o ex-ministro João Roma (PL). Ele aparece com 8% da preferência dos eleitores.
Rio Grande do Sul
Na eleição para o governo gaúcho, Onyx Lorenzoni (PL), ex-ministro do governo Bolsonaro, aparece com candidatura competitiva ao governo.
Segundo levantamento do Paraná Pesquisas, ele está em segundo lugar, com 25,1%. Quem lidera é Eduardo Leite (PSDB), que tem 31,6%.
O candidato do PT, Edegar Pretto, aparece em terceiro lugar, com 8,9%.
Paraná
Candidato a reeleição, Ratinho Jr. (PSD) lidera a corrida pelo governo do Paraná, de acordo com pesquisa do Ipec. Ratinho, que é apoiado por Bolsonaro, tem 46% das intenções de voto.
Na segunda posição está o candidato do PT, o ex-governador Roberto Requião, que divide palanque com Lula. Requião tem 24% das preferências, de acordo com o levantamento.
Pernambuco
Pesquisa do Ipec mostra que, em Pernambuco, Marília Arraes (SD) está em primeiro lugar na disputa pelo governo estadual. Ela tem 33% das intenções de voto.
Marília, que era filiada ao PT, não tem aliança oficial com Lula, mas é apoiadora ao ex-presidente. Danilo Cabral (PSB), que tem o palanque do petista, marcou 6% na pesquisa.
Em segundo lugar, segundo o Ipec, estão tecnicamente empatados Raquel Lyra (PSDB, 11%) e Anderson Ferreira (PL, 10%). Ferreira é o candidato apoiado por Bolsonaro.
Ceará
Capitão Wagner (União Brasil), aliado de Bolsonaro, aparece em primeiro lugar em levantamento feito pelo Ipespe no Ceará. Ele marcou 37% das intenções de voto.
Tecnicamente empatados em segundo lugar estão Roberto Cláudio (PDT), apoiado por Ciro Gomes (PDT), e Elmano de Freitas (PT), candidato de Lula. Eles têm 25% e 20% das intenções de voto, respectivamente.
Santa Catarina
Pesquisa do Ipec mostra Carlos Moisés (Republicanos) liderando a disputa pelo governo de Santa Catarina, com 23% das intenções de voto.
Oficialmente, Bolsonaro apoia Jorginho Mello (PL), que tem 16% da preferência do eleitorado. Moisés e Esperidião Amin (PP, 15%), porém, também são simpáticos ao presidente.
O candidato de Lula é Décio Lima (PT), que marcou 6% das intenções de voto na pesquisa do Ipec.
Maranhão
No Maranhão, o candidato apoiado por Lula, Carlos Brandão (PSB), lidera pesquisa do Ipec. Ele tem 28% das intenções de voto, contra 16% de Weverton Rocha (PDT) e 14% de Edivaldo Holanda Jr. (PSD).
Weverton, apesar de ser do PDT, partido de Ciro Gomes, também declarou apoio a Lula.
Lahesio Bonfim (PSC), que tem Bolsonaro no palanque, tem 10% das intenções de voto.
Goiás
Em Goiás, pesquisa Ipec mostra que nem o candidato de Bolsonaro, Major Vitor Hugo (PL), nem o de Lula, Wolmir Amado (PT), estão com bom desempenho. De acordo com o levantamento, Vitor Hugo tem 4% das intenções de voto, enquanto Amado não pontuou.
Quem lidera a pesquisa é Ronaldo Caiado (União Brasil), que tem 48% das intenções de voto, segundo o Ipec. Caiado foi aliado de Bolsonaro nas eleições de 2018, mas rompeu com o presidente durante a pandemia de Covid-19.
Em abril deste ano, porém, ambos participaram de um evento juntos em Rio Verde (GO). Na ocasião, Caiado foi vaiado por apoiadores de Bolsonaro, mas o presidente o defendeu.
Paraíba
Na Paraíba, quem lidera a disputa pelo governo estadual é o candidato à reeleição João Azevêdo (PSB). Ele tem 29% das intenções de voto, segundo pesquisa do Real Time Big Data.
Apesar de ser do partido de Geraldo Alckmin, vice de Lula, Azevêdo não tem o apoio do petista. Lula está no palanque com Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que tem 14% das intenções de voto na pesquisa. Pedro Cunha Lima (PSDB) também tem 14%.
Ambos estão tecnicamente empatados com o candidato de Bolsonaro, Nilvan Ferreira (PL), que tem 15% das intenções de voto.
Espírito Santo
Pesquisa do Real Time Big Data mostra que, no Espírito Santo, é o aliado de Lula quem lidera. Renato Casagrande (PSB) marcou 49% das intenções de voto no levantamento.
O segundo lugar é do aliado de Bolsonaro: Carlos Manato (PL) tem 21%, segundo a pesquisa.
Amazonas
No Amazonas, o candidato de Bolsonaro, o atual governador Wilson Lima (União Brasil), está numericamente empatado com Amazonino Mendes (Cidadania). Segundo pesquisa do Ipec, ambos têm 30% das intenções de voto.
O concorrente apoiado por Lula, Eduardo Braga (MDB), tem 16%.
Piauí
No Piauí, o candidato apoiado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, lidera pesquisa feita pelo Ipec. Silvio Mendes (União Brasil) tem 38% das intenções de voto, segundo o levantamento.
Apesar de ser apoiado por Nogueira, Mendes já afirmou, em debate na TV, que “só tem a agradecer a Lula”. O candidato também tem se esquivado da associação com Bolsonaro.
O concorrente apoiado por Lula é Rafael Fonteles (PT), que tem 23%. Já o candidato do partido de Bolsonaro, Coronel Diego Melo (PL), marcou apenas 2%.
Rio Grande do Norte
Atual governadora do Rio Grande do Norte, a petista Fátima Bezerra lidera a disputa no estado, segundo pesquisa do Ipec. Ela tem 46% das intenções de voto.
O segundo lugar é de Capitão Styvenson (Podemos), que obteve 15%. Na sequência está o candidato apoiado por Bolsonaro, Fábio Dantas (Solidariedade), com 9%. Pela margem de erro, ambos estão tecnicamente empatados.
Alagoas
No Alagoas, os candidatos de Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados, segundo levantamento feito pelo Paraná Pesquisas.
Paulo Dantas (MDB), que tem o apoio do petista, marcou 25,1% das intenções de voto. Fernando Collor (PTB), aliado de Bolsonaro, tem 22,6%.
Distrito Federal
No DF, Ibaneis Rocha (MDB), candidato à reeleição e aliado de Bolsonaro, aparece em primeiro lugar em levantamento do Paraná Pesquisas. Ele tem 38,7% das intenções de voto, segundo a pesquisa.
O candidato de Lula, Leandro Grass (PV), aparece em quinto lugar, com 3,4%.
Mato Grosso do Sul
No Mato Grosso do Sul, quem lidera é André Puccinelli (MDB), segundo pesquisa do Real Time Big Data. Ele tem 21% das intenções de voto, e está tecnicamente empatado com Marquinhos Trad (PSD), que tem 18%.
Na sequência aparece o candidato apoiado por Bolsonaro, Eduardo Riedel (PSDB). Riedel tem 14% das intenções de voto e, com a margem de erro, está tecnicamente empatado com Trad.
A candidata petista e apoiada por Lula, Giselle Marques, tem 4% das intenções de voto.
Sergipe
No Sergipe, o candidato do partido de Bolsonaro, Valmir de Francisquinho (PL), lidera pesquisa divulgada pelo Ipec. Segundo o levantamento, ele tem 29% das intenções de voto.
O Ministério Público Eleitoral, porém, pediu a impugnação da candidatura de Francisquinho, por causa de uma decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pela sua inelegibilidade.
Estão tecnicamente empatados na segunda posição Fábio Mitidieri (PSD) e Rogério Carvalho (PT), com 16% e 12%, respectivamente. O candidato oficial de Lula é Carvalho, mas Mitidieri também é simpático ao petista.
Rondônia
Em Rondônia, o candidato oficial de Jair Bolsonaro é Marcos Rogério (PL). Ele aparece com 13% das intenções de voto em pesquisa divulgada pelo Ipec.
O presidente, entretanto, tem a simpatia de outros candidatos. Os dois concorrentes que aparecem tecnicamente empatados em primeiro lugar, Coronel Marcos Rocha (União Brasil, 30%) e Ivo Cassol (PP, 29%), também são aliados e Bolsonaro.
O candidato de Lula, Daniel Pereira (Solidariedade), tem 2% das intenções de voto.
Tocantins
Levantamento do Ipec mostra que, no Tocantins, o atual governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) lidera a disputa com 40% das intenções de voto.
O segundo colocado é o candidato apoiado por Bolsonaro, Ronaldo Dimas (PL), que tem 17%. O concorrente do PT, Paulo Mourão, marcou 8%.
Amapá
Pesquisa do Ipec realizada no Amapá mostra o candidato apoiado pelo PT, Clécio Vieira (Solidariedade), liderando a disputa pelo governo estadual. Ele tem 41% das intenções de voto, contra 35% de Jaime Nunes (PSD), o segundo colocado.
O concorrente apoiado por Bolsonaro, Gesiel Oliveira (PRTB), tem 1% das intenções de voto.
Metodologia das pesquisas citadas
- Paraná Pesquisas - São Paulo
O Paraná Pesquisas entrevistou 1.880 eleitores de São Paulo, pessoalmente, entre os dias 18 e 22 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é SP-05386/2022.
- Minas Gerais - Datatempo
A pesquisa eleitoral feita com recursos próprios e divulgada pelo Datatempo entrevistou 2 mil pessoas presencialmente, entre os dias 11 e 16 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com os números MG-01547/2022 e BR-03361/2022.
- Real Time Big Data - Rio de Janeiro
A pesquisa eleitoral encomendada pela Record TV para a Real Time Big Data entrevistou 2 mil pessoas por telefone, entre os dias 20 e 22 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número RJ-06275/2022.
- Datafolha - Rio de Janeiro
O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores em 34 municípios do estado do do Rio de Janeiro entre os dias 16 e 18 de agosto. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número RJ-05939/2022. A pesquisa foi contratada pela Folha de São Paulo e TV Globo.
- Datafolha - Bahia
A pesquisa eleitoral do Datafolha entrevistou 1.008 pessoas presencialmente, entre os dias 22 e 24 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número BA-01548/2022.
- Paraná Pesquisas - Rio Grande do Sul
O Paraná Pesquisas entrevistou 1.540 pessoas, entre os dias 20 e 24 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número RS-04665/2022.
- Ipec - Paraná
A pesquisa eleitoral encomendada pela RPC TV para o Ipec entrevistou 1,2 mil pessoas, entre os dias 19 e 21 de agosto, e, 57 municípios paranaenses. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR‐05619/2022; e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o código PR‐07859/2022.
- Ipec - Pernambuco
O Ipec entrevistou pessoalmente 1,2 mil eleitores de 50 municípios entre os dias 12 e 14 de agosto de 2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e está registrada no TSE com o protocolo BR-09411_2022.
- Ipespe - Ceará
A pesquisa contratada pelo O Povo e divulgada pelo Ipespe entrevistou pessoalmente 1.000 pessoas, entre os dias 20 e 23 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95,45%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número CE-07968/2022.
- Ipec - Santa Catarina
A pesquisa eleitoral encomendada pela NSC Comunicação para o Ipec entrevistou 800 pessoas, entre os dias 20 e 23 de agosto, em 39 municípios catarinenses. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número SC-01218/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02226/2022.
- Ipec - Maranhão
A pesquisa eleitoral encomendada pela TV Mirante para o Ipec entrevistou 800 pessoas, entre os dias 20 e 23 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o número MA-06254/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-03233/2022.
- Ipec - Goiás
A pesquisa eleitoral encomendada pela TV Anhanguera para o Ipec entrevistou 800 pessoas, entre os dias 22 e 24 de agosto, em 35 cidades goianas. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o número GO-02234/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01231/2022.
- Real Time Big Data - Paraíba
A pesquisa eleitoral encomendada pela Record TV para a Real Time Big Data entrevistou 1,5 mil pessoas por telefone, entre os dias 20 e 22 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número PB-03455/2022.
- Ipec - Amazonas
A pesquisa eleitoral encomendada pela Rede Amazônica para o Ipec entrevistou 800 pessoas, entre os dias 21 e 23 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sob o número AM- 06012/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09878/2022.
- Ipec - Piauí
A pesquisa Ipec entrevistou 800 pessoas de 38 municípios do Piauí entre os dias 19 e 21 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Está registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-05787/2022.
- Ipec - Rio Grande do Norte
A pesquisa eleitoral encomendada pela Inter TV para o Ipec entrevistou 800 pessoas, em 35 municípios do Rio Grande do Norte, entre os dias 19 e 21 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RN-09891/2022.
- Real Time Big Data - Espírito Santo
A pesquisa eleitoral encomendada pela Record TV para a RealTime Big Data entrevistou 1,5 mil pessoas, entre os dias 23 e 24 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) sob o número ES-09325/2022.
- Paraná Pesquisas - Alagoas
A pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 1.510 eleitores entre os dias 11 e 15 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número AL-07381/2022.
- Paraná Pesquisas - Distrito Federal
O Paraná Pesquisas ouviu 1.540 eleitores do Distrito Federal, pessoalmente, entre os dias 13 e 17 de agosto de 2022. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi feito com recursos próprios do instituto e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo DF-02459/2022.
- Real Time Big Data - Mato Grosso do Sul
A pesquisa encomendada pela TV Record para a RealTime Big Data entrevistou 1,5 mil eleitores acima de 16 anos entre os dias 22 e 23 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MS-06707/2022.
- Ipec - Sergipe
A pesquisa eleitoral encomendada pela TV Sergipe para o Ipec entrevistou 800 pessoas, entre os dias 22 e 24 de agosto, em 32 municípios sergipanos. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Sergipe (TRE-SE) sob o número SE-03430/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03430/2022.
- Ipec - Rondônia
A pesquisa eleitoral encomendada pela Rede Amazônica para o Ipec entrevistou 800 pessoas, entre os dias 21 e 23 de agosto, em 26 cidades de Rondônia. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RO-08675/2022.
- Ipec - Tocantins
A pesquisa eleitoral encomendada pela TV Anhanguera para o Ipec entrevistou 800 pessoas, entre os dias 20 e 22 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número TO-04301/2022.
- Ipec - Amapá
A pesquisa eleitoral encomendada pela Rede Amazônica para o Ipec entrevistou 800 pessoas, entre os dias 21 e 23 de agosto, em oito municípios do Amapá. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá sob o número AP-01513/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-08428/2022.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024