Pesquisa eleitoral divulgada pela TV Record/Real Time Big Data nesta quinta-feira (23), apontou que o candidato à reeleição ao Governo de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), lidera o levantamento com 34% das intenções de voto.
Empatados dentro da margem de erro na segunda posição aparecem o ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB), com 19% das intenções de voto, e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota), com 18%.
Major Vitor Hugo (PL), com 9%, Wolmir Amado (PT), com 8%, Cintia Dias (Psol) e Helga Martins (PCB), com 1%, também pontuaram na pesquisa. Já Edigar Diniz (Novo) registrou 0% das intenções de voto.
Votos brancos e nulos somaram 5%, enquanto eleitores indecisos ou que não souberam responderam também marcaram 5%.
Intenção de voto para o governo de Goiás
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado) - cenário 1
- Ronaldo Caiado (União Brasil) - 34%
- Marconi Perillo (PSDB) - 19%
- Gustavo Mendanha (Patriota) - 18%
- Major Vitor Hugo (PL) - 9%
- Wolmir Arado (PT) - 8%
- Cintia Dias (Psol) - 1%
- Helga Martins (PCB) - 1%
- Edigar Diniz (Novo) - 0%
- Brancos/Nulos - 5%
- Não Souberam/Não Responderam: 5%
Primeiro turno - cenário 2
- Ronaldo Caiado (União Brasil) - 38%
- Gustavo Mendanha (Patriota) - 22%
- Major Vitor Hugo (PL) - 10%
- Wolmir Arado (PT) - 9%
- Cintia Dias (Psol) - 1%
- Helga Martins (PCB) - 1%
- Edigar Diniz (Novo) - 0%
- Brancos/Nulos - 9%
- Não Souberam/Não Responderam: 10%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral encomendada pela TV Record para a Real Time Big Data entrevistou 1.550 pessoas por telefone entre os dias 21 e 22 de junho. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. sob o registro na Justiça Eleitoral com o número GO-02114/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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