Pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela revista Exame, realizada pelo instituto Ideia, traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida presidencial com 42% das intenções de voto. O petista é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 27% e pelo ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 10%.
Veja abaixo os cenários testados pelo levantamento.
Primeiro turno
Cenário 1
- Lula (PT) - 42%
- Bolsonaro (PL) - 27%
- Moro (Podemos) - 10%
- Ciro Gomes (PDT) - 8%
- João Doria (PSDB) - 2%
- André Janones (Avante) - 0,9%
- Rodrigo Pacheco (PSD) - 0,8%
- Felipe D'Ávila (Novo) - 0,5%
- Simone Tebet (MDB) - 0,4%
- Aldo Rebelo (sem partido) - 0,2%
- Leonardo Péricles (UP) - 0,1%
- Brancos e Nulos - 4%
- Não sabem - 3%
Cenário 2
- Lula (PT) - 42%
- Bolsonaro (PL) - 27%
- Moro (Podemos) - 10%
- Ciro Gomes (PDT) - 8%
- João Doria (PSDB) - 3%
- Eduardo Leite (PSDB) - 2%
- André Janones (Avante) - 0,5%
- Simone Tebet (MDB) - 0,4%
- Felipe D'Ávila (Novo) - 0,4%
- Alessandro Vieira (Cidadania) - 0,3%
- Aldo Rebelo (sem partido) - 0,1%
- Brancos e Nulos - 3%
- Não sabem - 3%
Segundo turno
Lula x Bolsonaro
- Lula (PT) - 49%
- Bolsonaro (PL) - 35%
Lula x Doria
- Lula (PT) - 51%
- Doria (PSDB) - 22%
Lula x Moro
- Lula (PT) - 49%
- Moro (Podemos) - 33%
Lula x Ciro Gomes
- Lula (PT) - 47%
- Ciro Gomes (PDT) - 27%
Bolsonaro x Ciro Gomes
- Ciro Gomes (PDT) - 39%
- Bolsonaro (PL) - 36%
Bolsonaro x Moro
- Moro (Podemos) - 35%
- Bolsonaro (PL) - 31%
Bolsonaro x Doria
- Bolsonaro (PL) - 32%
- Doria (PSDB) - 29%
Metodologia da pesquisa
O levantamento do instituto Ideia, encomendado pela revista Exame, ouviu 1,5 mil eleitores entre os dias 18 e 22 de fevereiro. A pesquisa foi registra no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05955/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitas essas considerações, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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