Levantamento do Ipec para o governo de Goiás divulgado neste sábado (1) mostra Ronaldo Caiado (União Brasil) em primeiro lugar, com 56% das intenções de votos válidos. Na sequência aparece Gustavo Mendanha (Patriota), com 29%.
A empresa também mensurou as intenções de voto para a única vaga em disputa ao Senado Federal em Goiás. Marconi Perillo (PSDB) lidera com 31%, seguido por Delegado Waldir (União Brasil), que marcou 22%.
A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Veja os números completos da pesquisa abaixo para governador e senador em Goiás.
Pesquisa estimulada para governador em 1º turno (votos válidos)
- Ronaldo Caiado (União Brasil) - 56%
- Gustavo Mendanha (Patriota) - 29%
- Major Vitor Hugo (PL) - 9%
- Wolmir Amado (PT) - 3%
- Cintia Dias (Psol) - 2%
- Professora Helga Martins (PCB) - 1%
- Professor Pantaleão (UP) - 0
- Edigar Diniz (Novo) - 0
- Vinícius Paixão (PCB) - 0
Pesquisa estimulada para senador (votos válidos)
- Marconi Perillo (PSDB) - 31%
- Delegado Waldir (União Brasil) - 22%
- João Campos (Republicanos) - 13%
- Wilder Morais (PL) - 12%
- Alexandre Baldy (PP) - 8%
- Denise Carvalho (PCdoB) - 7%
- Vilmar Rocha (PSD) - 3%
- Leonardo Rizzo (Novo) - 2%
- Manu Jacob (Psol) - 2%
- Antônio Paixão (PCO) -
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral do Ipec, encomendada pela TV Anhanguera, entrevistou 800 eleitores em Goiás entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo GO-06820/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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