Levantamento do Ipec para o governo do Mato Grosso divulgado neste sábado (1) mostra Mauro Mendes (União Brasil) em primeiro lugar, com 73% das intenções de votos válidos. Na sequência aparece Márcia Pinheiro (PV), com 17%.
O instituto também mensurou as intenções de voto para a única vaga em disputa ao Senado Federal no Mato Grosso. Wellington Fagundes (PL) lidera com 49%, seguido por Neri Geller (PP), que marcou 23%.
A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Veja os números completos da pesquisa abaixo para governador e senador no Mato Grosso.
Pesquisa estimulada para governador em 1º turno (votos válidos)
- Mauro Mendes (União Brasil) - 73%
- Márcia Pinheiro (PV) - 17%
- Pastor Marcos Ritela (PTB) - 8%
- Moisés Franz (Psol) - 2%
Pesquisa estimulada para senador (votos válidos)
- Wellington Fagundes (PL) - 49%
- Neri Geller (PP) - 23%
- Antônio Galvan (PTB) - 13%
- José Roberto (Psol) - 6%
- Jorge Yanai (DC) - 5%
- Kássio Coelho (Patriota) - 3%
- Feliciano Azuaga (Novo) - 2%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral do Ipec, encomendada pela TV Morena, entrevistou 800 eleitores do Mato Grosso entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo MT-00496/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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