Levantamento do Ipec para o governo do Rio Grande do Norte divulgado neste sábado (1) mostra Fátima Bezerra (PT) em primeiro lugar, com 61% das intenções de votos válidos. Na sequência, Styvenson Valentim (Podemos) tem 18% e Fábio Dantas (SD) tem 17%.
O instituto também mensurou as intenções de voto para a única vaga em disputa ao Senado Federal no Rio Grande do Norte. Segundo a pesquisa, Carlos Eduardo Alves (PDT) tem 40%. Rogério Marinho (PL) marcou 29%, e Rafael Motta (PSB), 23%.
A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Veja os números completos da pesquisa abaixo para governador e senador no Rio Grande do Norte.
Pesquisa estimulada para governador em 1º turno (votos válidos)
- Fátima Bezerra (PT) - 61%
- Styvenson Valentim (Podemos) - 18%
- Fábio Dantas (Solidariedade) - 17%
- Clorisa Linhares (PMB) - 1%
- Rosália Fernandes (PSTU) - 1%
- Danniel Morais (Psol) - 1%
- Antônio Bento (PRTB) - 1%
- Rodrigo Vieira (DC) - 0
- Nazareno Neris (PMN) - 0
Pesquisa estimulada para senador
- Carlos Eduardo Alves (PDT) - 40%
- Rogério Marinho (PL) - 29%
- Rafael Motta (PSB) - 23%
- Pastor Silvestre (PMN) - 2%
- Geraldo Pinho (Podemos) - 2%
- Veterinária Shirlein Medeiros (DC) - 1%
- Marcos do MLB (UP) - 1%
- Freitas Jr. (Psol) - 1%
- Dario Barbosa (PSTU) - 1%
- Marcelo Guerreiro (PRTB) - 0
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral do Ipec, encomendada pela TV Cabugi, entrevistou 800 eleitores no Rio Grande do Norte entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RN-04452/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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