Pesquisa eleitoral divulgada pelo Ipec nesta segunda-feira (22) apontou que a candidata à reeleição Fátima Bezerra (PT) lidera as intenções de voto para o governo do Rio Grande do Norte, com 46%. Na sequência, tecnicamente empatados, aparecem Styvenson Valentim (Podemos), com 15%, e Fábio Dantas (Solidariedade), com 9%. Rosália Fernandes (PSTU), com 3%, está tecnicamente empatada com Dantas, considerando a margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Intenção de voto para o governo do Rio Grande do Norte
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Fátima Bezerra (PT) - 46%
- Capitão Styvenson (Podemos) - 15%
- Fábio Dantas (Solidariedade) - 9%
- Rosalia Fernandes (PSTU) - 3%
- Clorisa Linhares (PMB) - 2%
- Bento (PRTB) - 1%
- Danniel Morais (Psol) - 1%
- Rodrigo Vieira (DC) - 1%
- Nazareno Neris (PMN) - 0%
- Nulo/Branco - 15%
- Não sabem/Não responderam - 7%
Primeiro turno: espontânea (quando uma lista de candidatos não é apresentada ao entrevistado)
- Fátima Bezerra (PT) - 25%
- Capitão Styvenson (Podemos) - 5%
- Fábio Dantas (Solidariedade) - 3%
- Clorisa Linhares (PMB) - 0%
- Rosalia Fernandes (PSTU) - 0%
- Nulo/Branco - 14%
- Não sabem/Não responderam - 48%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral encomendada pela Inter TV para o Ipec entrevistou 800 pessoas, em 35 municípios do Rio Grande do Norte, entre os dias 19 e 21 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RN-09891/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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