Levantamento do Ipespe para o governo do Ceará divulgado pelo jornal O Povo neste sábado (1) mostrou Elmano de Freitas (PT) com 33% das intenções de voto. Capitão Wagner (União Brasil) aparece tecnicamente empatado com ele, com 31% das intenções de voto. Roberto Cláudio (PDT) estava com 20%. Considerando-se apenas as intenções de votos válidos (sem contar brancos, nulos e indecisos), Elmano tinha 39% e Wagner, 37%.
A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Veja os números completos da pesquisa abaixo para governador no Ceará.
Pesquisa estimulada para governador em 1º turno (votos totais)
- Capitão Wagner (União Brasil) - 33%
- Elmano de Freitas (PT) - 31%
- Roberto Cláudio (PDT) - 20%
- Zé Batista (PSTU) - 1%
- Branco/nulo - 7%
- Não sabe/não respondeu - 8%
Chico Malta (PCB) e Serley Leal (UP) não atingiram 1%.
Pesquisa estimulada para governador em 1º turno (votos válidos)
- Capitão Wagner (União Brasil) - 39%
- Elmano de Freitas (PT) - 37%
- Roberto Cláudio (PDT) - 23%
- Zé Batista (PSTU) - 1%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral do Ipespe, encomendada pelo jornal O Povo, entrevistou 1.000 eleitores no estado do Ceará entre os dias 28 e 30 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95,45%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os protocolos CE-07388/2022 e BR-02064/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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