Divulgada nesta sexta-feira (25), a nova rodada da pesquisa Ipespe, encomenda pela XP Investimentos, traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida presidencial com 43% das intenções de voto. Na sequência aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 26%, seguido pelo ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro (Podemos), que somou 8%.
Veja abaixo todos os cenários testados pelo instituto.
Primeiro turno
- Lula (PT) - 43%
- Bolsonaro (PL) - 26%
- Moro (Podemos) - 8%
- Ciro Gomes (PDT) - 7%
- João Doria (PSDB) - 3%
- Simone Tebet (PSDB) - 1%
- Eduardo Leite (PSDB) - 1%
- André Janones (Avante) - 1%
- Felipe D'Ávila (Novo) - 1%
- Alessandro Vieira (Cidadania) - 0%
- Brancos e Nulos - 7%
- Indecisos - 2%
Segundo turno
Lula x Bolsonaro
- Lula (PT) - 54%
- Bolsonaro (PL) - 32%
Lula x Moro
- Lula (PT) - 52%
- Moro (Podemos) - 31%
Lula x Eduardo Leite
- Lula (PT) - 55%
- Eduardo Leite (PSDB) - 17%
Lula x Ciro Gomes
- Lula (PT) - 51%
- Ciro Gomes (PDT) - 25%
Lula x Doria
- Lula (PT) - 54%
- Doria (PSDB) - 18%
Ciro Gomes x Bolsonaro
- Ciro Gomes (PDT) - 47%
- Bolsonaro (PL) - 35%
Bolsonaro x Doria
- Doria (PSDB) - 39%
- Bolsonaro (PL) - 36%
Bolsonaro x Moro
- Moro (Podemos) - 33%
- Bolsonaro (PL) - 32%
Bolsonaro x Eduardo Leite
- Bolsonaro (PL) - 39%
- Eduardo Leite (PSDB) - 35%
Metodologia
A pesquisa Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, ouviu 1 mil eleitores entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2022. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 05015/2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitas essas considerações, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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