Levantamento do IRG Pesquisa para o governo do Paraná divulgado neste sábado (1) mostra Ratinho Jr. (PSD), candidato à reeleição, em primeiro lugar. Ele marcou 65,7% das intenções de voto, contra 22,1% do segundo colocado, Roberto Requião (PT). Considerando as intenções de votos válidos (sem votos em brancos, nulos e indecisos), o atual governador tem 72,2% e Requião, 24,3%
A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. Veja os números completos da pesquisa abaixo para governador no Paraná.
Pesquisa estimulada para governador em 1º turno (votos totais)
- Ratinho Jr (PSD) - 65,7%
- Roberto Requião (PT) - 22,1%
- Ricardo Gomyde (PDT) - 1,1%
- Ângela Machado (Psol) - 1%
- Solange Ferreira Bueno (PMN) - 0,4%
- Joni Correia (DC) - 0,3%
- Professor Ivan (PSTU) - 0,2%
- Adriano Teixeira (PCO) - 0,1%
- Vivi Motta (PCB) - 0,1%
- Brancos e nulos - 5,6%
- Não sabem ou não responderam - 3,4%
Pesquisa estimulada para governador em 1º turno (votos válidos)
- Ratinho Jr (PSD) - 72,2%
- Roberto Requião (PT) - 24,3%
- Ricardo Gomyde (PDT) - 1,2%
- Ângela Machado (Psol) - 1,1%
- Solange Ferreira Bueno (PMN) - 0,4%
- Joni Correia (DC) - 0,3%
- Professor Ivan (PSTU) - 0,2%
- Adriano Teixeira (PCO) - 0,1%
- Vivi Motta (PCB) - 0,1%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral do IRG, encomendada pela Associação dos Municípios do Paraná, entrevistou 1.500 eleitores no Paraná entre os dias 26 de 30 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PR-09942/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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