Levantamento do IRG Pesquisa com eleitores do Paraná, divulgado neste sábado (1), mostrou as intenções de voto para a única vaga em disputa ao Senado Federal no estado. O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) estava com 29,9%, seguido pelo senador Alvaro Dias (Podemos), que tinha 28,1%. Considerando apenas as intenções de votos válidos (sem contabilizar os votos em branco, nulos e os indecisos), Moro tinha 33,2% e Alvaro Dias, 31,2%.
A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, portanto ambos aparecem tecnicamente empatados. Veja os números completos da pesquisa abaixo para senador no Paraná.
Pesquisa estimulada para senador (votos totais)
- Sergio Moro (União Brasil) - 29,9%
- Alvaro Dias (Podemos) - 28,1%
- Paulo Martins (PL) - 22,1%
- Rosane Ferreira (PV) - 5,58%
- Desiree Salgado (PDT) - 1,3%
- Orlando Pessuti (MDB) - 0,9%
- Aline Sleutjes (PROS) - 0,9%
- Laerson Matias (Psol) - 0,6%
- Carlos Saboia (PMN) - 0,3%
- Roberto França (PCO) - 0,2%
- Brancos e nulos - 3,6%
- Não sabem ou não responderam - 6,3%
Pesquisa estimulada para senador (votos válidos)
- Sergio Moro (União Brasil) - 33,2%
- Alvaro Dias (Podemos) - 31,2%
- Paulo Martins (PL) - 24,5%
- Rosane Ferreira (PV) - 6,4%
- Desiree Salgado (PDT) - 1,4%
- Orlando Pessuti (MDB) - 1%
- Aline Sleutjes (PROS) - 01%
- Laerson Matias (Psol) - 0,7%
- Carlos Saboia (PMN) - 0,3%
- Roberto França (PCO) - 0,2%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral do IRG, encomendada pela Associação dos Municípios do Paraná, entrevistou 1.500 eleitores no Paraná entre os dias 26 de 30 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PR-09942/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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