Pesquisa eleitoral no Mato Grosso do Sul| Foto: Gazeta do Povo
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Pesquisa eleitoral realizada em 28 municípios do Mato Grosso do Sul, pelo Novo Ibrape, mostrou o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 39,5% das intenções de voto entre os entrevistados. O candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva estava com 35,8% e, em terceiro, aparecia Simone Tebet, presidenciável do MDB, com 7,3% – Mato Grosso do Sul é estado natal da candidata emedebista.

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Veja o resultado completo a seguir. A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (5) e também sondou intenção de votos para governador e senador no Mato Grosso do Sul.

  • Jair Bolsonaro (PL) - 39,5%
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 35,8%
  • Simone Tebet (MDB) - 7,3%
  • Ciro Gomes (PDT) - 4,8%
  • André Janones (Avante)* - 2,2%
  • Pablo Marçal (Pros) -0,4%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 0,2%
  • Nenhum - 3,4%
  • Indeciso - 6,4%
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*André Janones desistiu da corrida presidencial e declarou apoio a Lula.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Rejeição

O Novo Ibrape, instituto de pesquisa localizado em Campo Grande (MS), também perguntou aos eleitores entrevistados em quem eles não votariam de jeito nenhum para presidente. Veja o resultado:

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 36,7%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 35%
  • Ciro Gomes (PDT) - 3,5%
  • Simone Tebet (MDB) - 1,9%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 1,2%
  • Pablo Marçal (Pros) -1,1%
  • André Janones (Avante) - 0,8%
  • Nenhum deles - 6,9%
  • Indecisos - 12,9%

Metodologia da pesquisa

A pesquisa do Novo Ibrape, realizada com recursos do próprio instituto, entrevistou 2.100 eleitores acima de 16 anos, moradores em 28 municípios do Mato Grosso do Sul, entre 29 de julho e 3 de agosto de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00672/2022.

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Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.