Levantamento da Quaest para o governo do Minas Gerais divulgado neste sábado (1) mostra Romeu Zema (Novo) em primeiro lugar, com 55% das intenções de votos válidos. Na sequência aparecem Alexandre Kalil (PSD) e Carlos Viana (PL), com 37% e 5%, respectivamente.
O instituto também mensurou as intenções de voto para a única vaga em disputa ao Senado Federal em Minas Gerais. Cleitinho Azevedo (PSC) lidera com 37%, seguido por Alexandre Silveira (PSD), que tem 35%.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Veja os números completos da pesquisa abaixo para governador e senador em Minas Gerais.
Pesquisa estimulada para governador em 1º turno (votos válidos)
- Romeu Zema (Novo) – 55%
- Alexandre Kalil (PSD) – 37%
- Carlos Viana (PL) – 5%
- Lorene Figueiredo (Psol) - 1%
- Marcus Pestana (PSDB) - 1%
- Renata Regina (PCB) - 1%
- Vanessa Portugal (PSTU) - 0
- Indira Xavier (UP) - 0
- Cabo Tristão (PMB) - 0
- Lourdes Francisco (PCO) - 0
Pesquisa estimulada para senador (votos válidos)
- Cleitinho Azevedo (PSC) - 37%
- Alexandre Silveira (PSD) - 35%
- Marcelo Aro (PP) - 22%
- Sara Azevedo (Psol) - 3%
- Pastor Altamiro Alves (PTB) - 2%
- Bruno Miranda (PDT) - 1%
- Irani Gomes (PRTB) - 0
- Dirlene Marques (PSTU) - 0
- Naomi de Almeida (PCO) - 0
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral da Quaest, encomendada pelo Banco Genial, entrevistou 2.000 eleitores em Minas Gerais entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo MG-09972/2022.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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