Pesquisa do PoderData, divulgada nesta quarta-feira (11), mostrou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 42% das intenções de voto para o primeiro turno das eleições presidenciais. O presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato à reeleição pelo PL, tem 35%. Ambos variaram um ponto percentual em relação ao levantamento realizado na primeira quinzena de abril, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais.
Os demais pré-candidatos estão abaixo dos dois dígitos. Veja os resultados abaixo:
Pesquisa eleitoral para presidente - 1º turno
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 42%
Jair Bolsonaro (PL) - 35%
Ciro Gomes (PDT) - 5%
João Doria (PSDB) - 4%
André Janones (Avante) - 3%
Simone Tebet (MDB) - 2%
Luciano Bivar (União Brasil) - 0%
Eymael (DC) - 0%
Felipe D'Ávila (Novo) - 0%
Marça (Pros) - 0%
Leonardo Péricles (UP) - 0%
Sofia Manzano (PCB) - 0%
Vera Lúcia (PSTU) - 0%
Brancos e Nulos - 5%
Não sabem - 4%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 42%
Jair Bolsonaro (PL) - 35%
Ciro Gomes (PDT) - 7%
João Doria (PSDB) - 5%
André Janones (Avante) - 2%
Brancos e Nulos - 4%
Não sabem - 3%
Pesquisa eleitoral para presidente - 2º turno
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 49%
Jair Bolsonaro (PL) - 38%
Brancos e Nulos - 9%
Não sabem - 4%
Ciro Gomes (PDT) - 42%
Jair Bolsonaro (PL) - 40%
Brancos e Nulos - 15%
Não sabem - 3%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 49%
Ciro Gomes (PDT) - 23%
Brancos e Nulos - 25%
Não sabem - 2%
Metodologia da pesquisa
O levantamento do PoderData, que contratou a própria pesquisa, ouviu 3 mil eleitores em 288 municípios das 27 unidades da federação entre os dias 8 e 10 de maio de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08423/2022.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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