O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) são os pré-candidatos mais bem posicionados em uma pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira (22) pelo PoderData. Em um cenário de primeiro turno, com dez pré-candidatos listados, o petista tinha 40% das intenções de voto nos dias em que as entrevistas foram feitas – entre 19 a 21 de dezembro. O presidente, por sua vez, tinha 30%.
O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) aparecia em terceiro lugar, com 7% da preferência. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais da pesquisa, porém, ele estava tecnicamente empatado com Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB), ambos com 4% das intenções de voto. O deputado federal André Janones (Avante), foi incluído no levantamento pela primeira vez e obteve 2% da preferência dos eleitores entrevistados.
O PoderData também simulou cenários de segundo turno. O ex-presidente Lula lidera todos em que aparece. Bolsonaro e Moro aparecem tecnicamente empatados, mas a vantagem é do ex-juiz. Confira a seguir os números da pesquisa.
Pesquisa eleitoral PoderData para 1º turno
- Lula (PT): 40%
- Jair Bolsonaro (PL): 30%
- Sergio Moro (Podemos): 7%
- Ciro Gomes (PDT): 4%
- João Doria (PSDB): 4%
- André Janones (Avante): 2%
- Alessandro Vieira (Cidadania): 1%
- Simone Tebet (MDB): 1%
- Felipe D'Ávila (Novo): 0%
- Rodrigo Pacheco (PSD): 0%
- Em branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 6%
Pesquisa eleitoral PoderData para 2º turno
Lula x Bolsonaro
- Lula (PT): 54%
- Jair Bolsonaro (PL): 34%
- Branco/nulo: 8%
- Não sabe: 3%
Lula x Moro
- Lula (PT): 50%
- Sergio Moro (Podemos): 30%
- Branco/nulo: 17%
- Não sabe: 2%
Lula x Ciro
- Lula (PT): 50%
- Ciro Gomes (PDT): 19%
Lula x Doria
- Lula (PT): 51%
- João Doria (PSDB): 19%
Bolsonaro x Moro
- Sergio Moro (Podemos): 37%
- Jair Bolsonaro (PL): 33%
Bolsonaro x Ciro
- Ciro Gomes (PDT): 45%
- Jair Bolsonaro (PL): 39%
Metodologia da pesquisa
Foram ouvidos 3 mil eleitores de 494 municípios brasileiros, por meio de ligações a celulares e telefones, entre os dias 19 e 21 de dezembro. Os nomes dos candidatos foram apresentados aos entrevistados em ordem alfabética. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi realizada pelo PoderData, em parceria com o Grupo Bandeirantes.
Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais?
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais. Saiba mais aqui.
Feitas essas considerações, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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