O PoderData divulgou nesta quarta-feira (16) uma nova pesquisa eleitoral com cenários para as eleições presidenciais deste ano. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou 40% das intenções de voto no primeiro turno contra 31% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em seguida está o ex-juiz da Lava Jato e pré-candidato do Podemos ao Planalto, Sergio Moro, com 9% da preferência. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na quarta colocação com 4% das intenções de voto.
Pesquisa estimulada
Na pesquisa estimulada, o entrevistador apresenta as opções de candidatos ao eleitor entrevistado. No caso deste levantamento do PoderData, realizado por telefone, os nomes foram apresentados em ordem alfabética.
Primeiro turno
- Lula (PT) - 40%
- Jair Bolsonaro (PL) - 31%
- Sergio Moro (Podemos) - 9%
- Ciro Gomes (PDT) - 4%
- João Doria (PSDB) - 3%
- André Janones (Avante) - 2%
- Alessandro Vieira (Cidadania) - 1%
- Rodrigo Pacheco (PSD) - 1%
- Simone Tebet (MDB) - 0%
- Felipe D’ávila (Novo) - 0%
- Branco/nulo - 5%
- Não sabe - 3%
Segundo turno
O PoderData apresentou quatro cenários possíveis para o segundo turno das eleições presidenciais.
Lula x Bolsonaro
- Lula (PT) - 50%
- Bolsonaro (PL) - 35%
Lula x Moro
- Lula (PT) - 47%
- Moro (Podemos) - 32%
Lula x Ciro
- Lula (PT) - 45%
- Ciro (PDT) - 22%
Lula x Doria
- Lula (PT) - 46%
- Doria (PSDB) - 18%
*O levantamento não inclui os percentuais de votos brancos ou nulos nem de eleitores que não souberam responder.
Metodologia
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06942/2022. Os dados foram coletados entre os dias 13 e 15 de fevereiro de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram feitas 3.000 entrevistas em 243 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A metodologia completa das pesquisas eleitorais e os questionários aplicados podem ser consultados no site do TSE, neste link.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitas essas considerações, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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