O PoderData divulgou nesta quarta-feira (2) uma nova pesquisa eleitoral para presidente do país. O petista Luiz Inácio Lula da Silva apareceu em primeiro lugar, com 41% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 30%.
Os dois políticos tiveram oscilações dentro da margem de erro, em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto de pesquisa, divulgado há 15 dias: Lula caiu um ponto e Bolsonaro subiu dois, diminuindo a diferença entre eles de 14 para 11 pontos percentuais (com a margem de erro de dois pontos, a diferença máxima seria de 15 pontos e a mínima de 7).
Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) estavam empatados no terceiro lugar, ambos com 7% das intenções de voto, de acordo com o PoderData. Na sequência, com 2%, apareciam o governador de São Paulo, João Doria, e o deputado federal André Janones (Avante). Confira a seguir o desempenho dos pré-candidatos à Presidência e a metodologia e registro da pesquisa.
Pesquisa estimulada
Na pesquisa estimulada, o entrevistador apresenta as opções de candidatos ao eleitor entrevistado. No caso deste levantamento do PoderData, realizado por telefone, os nomes foram apresentados em ordem alfabética.
Primeiro turno
- Lula (PT) - 41%
- Jair Bolsonaro (PL) - 30%
- Sergio Moro (Podemos) - 7%
- Ciro Gomes (PDT) - 7%
- João Doria (PSDB) - 2%
- André Janones (Avante) - 2%
- Alessandro Vieira (Cidadania) - 1%
- Simone Tebet (MDB) - 1%
- Rodrigo Pacheco (PSD) - 1%
- Felipe D’ávila (Novo) - 0%
- Branco/nulo - 5%
- Não sabe - 3%
Segundo turno entre Lula e Bolsonaro
- Lula (PT) - 54%
- Bolsonaro (PL) - 37%
Metodologia
O levantamento realizado pelo PoderData (próprio contratante) está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09445/2022. Foram feitas entrevistas por telefone, fixo e celular, com 3.000 eleitores de 245 municípios entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2022. A margem de erro máxima prevista é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A metodologia completa das pesquisas eleitorais e os questionários aplicados podem ser consultados no site do TSE, neste link.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitas essas considerações, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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