Pesquisa do PoderData divulgada nesta quarta-feira (28) mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% das intenções dos votos válidos para o primeiro turno das eleições presidenciais. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem 38%.
Os votos válidos excluem do levantamento os votos nulos e brancos, bem como o percentual de eleitores indecisos. Esse é o cálculo usado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a contabilização e divulgação dos resultados das eleições.
Em simulação de segundo turno, o candidato do PT tem 51% das intenções de voto, enquanto o atual presidente da República soma 39%. Veja os resultados abaixo, bem como a variação em relação à pesquisa da semana anterior:
Primeiro turno: votos válidos
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 48%
- Jair Bolsonaro (PL) - 38%
- Ciro Gomes (PDT) - 6%
- Simone Tebet (MDB) - 5%
- Felipe d'Avila (Novo) - 1%
- Soraya Thronicke (União Brasil) - 1%
- Eymael (DC) - 0%
- Sofia Manzano (PCB) - 0%
- Padre Kelmon (PTB) - 0%
- Leonardo Péricles (UP) - 0%
- Vera Lúcia (PSTU) - 0%
O PoderData não divulgou até o fechamento desta matéria a pesquisa com os votos totais para o primeiro turno
Lula x Bolsonaro no 2º turno
O PoderData também perguntou aos eleitores entrevistados em quem votariam em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Lula. A diferença entre os dois passou de 8 pontos percentuais para 12, em relação ao levantamento realizado em 21 de setembro. Veja:
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 51% (+1 p.p)
- Jair Bolsonaro (PL) - 39% (-3 p.p)
- Brancos e Nulos - 8% (+1 p.p)
- Não sabem - 1%
Metodologia da pesquisa PoderData
O levantamento do PoderData, contratado pelo site Poder360, ouviu 4,5 mil eleitores em 323 municípios entre os dias 25 e 27 de setembro de 2022. A margem de erro é de 1,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-01426/2022.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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