Os candidatos Ciro Gomes (PDT), Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL)| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo; Fernando Frazão/Agência Brasil; Alan Santos/PR
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Pesquisa do PoderData, divulgada nesta quinta-feira (4), mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 43% das intenções de voto para o primeiro turno das eleições presidenciais, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), pré-candidato à reeleição, que marcou 35%.

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Bolsonaro variou dois pontos percentuais para baixo em relação ao levantamento divulgado em 20 de julho, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais. Lula manteve o patamar de 43% das intenções de voto. A diferença entre os dois candidatos é de oito pontos percentuais.

Os demais pré-candidatos estão abaixo dos dois dígitos. Veja os resultados abaixo, bem como a variação em relação à pesquisa da quinzena anterior:

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  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 43%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 35% (-2 p.p)
  • Ciro Gomes (PDT) - 7% (+1 p.p)
  • Simone Tebet (MDB) - 4% (+1 p.p)
  • André Janones (Avante) - 2%
  • Felipe D'Ávila (Novo) - 1% (+1 p.p)
  • Eymael (DC) - 1% (+1 p.p)
  • Pablo Marçal (Pros) - 0% (-1 p.p)
  • Leonardo Péricles (UP) - 0%
  • Luciano Bivar (União Brasil) - 0%
  • Sofia Manzano (PCB) - 0%
  • Vera Lúcia (PSTU) - 0%
  • Brancos e Nulos - 4%
  • Não sabem - 2%

Veja a evolução dos pré-candidatos a presidente desde o começo do ano

Lula x Bolsonaro no 2º turno

O PoderData também perguntou aos eleitores entrevistados em quem votariam em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Lula. A diferença entre os dois passou de 13 pontos percentuais para 10, em relação ao levantamento realizado na quinzena anterior. Veja:

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 50% (-1 p.p)
  • Jair Bolsonaro (PL) - 40% (+2 p.p)
  • Brancos e Nulos - 5%
  • Não sabem - 4%
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Metodologia da pesquisa

O levantamento do PoderData, que contratou a própria pesquisa, ouviu 3,5 mil eleitores em 322 municípios das 27 unidades da federação entre os dias 31 de julho e 2 de agosto de 2022. As entrevistas foram feitas por telefone, para fixos e celulares. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08398/2022.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.