Pesquisa do PoderData, divulgada nesta quarta-feira (31), mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto para o primeiro turno das eleições presidenciais, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), pré-candidato à reeleição, que marcou 36%.
Bolsonaro variou um ponto percentual para baixo em relação ao levantamento divulgado em 17 de agosto, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais. Lula se manteve estável em 44%. A diferença entre os dois candidatos é de 8 pontos percentuais.
Os demais candidatos estão abaixo dos dois dígitos. Veja os resultados abaixo, bem como a variação em relação à pesquisa da quinzena anterior:
Primeiro turno - estimulada
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 44%
- Jair Bolsonaro (PL) - 36% (-1 p.p)
- Ciro Gomes (PDT) - 8% (+2 p.p)
- Simone Tebet (MDB) - 4%
- Eymael (DC) - 1% (+1 p.p)
- Sofia Manzano (PCB) - 0
- Felipe D'Ávila (Novo) - 0
- Pablo Marçal (Pros) - 0
- Leonardo Péricles (UP) - 0
- Soraya Thronicke (União Brasil) - 0
- Roberto Jefferson (PTB) - 0
- Vera Lúcia (PSTU) - 0
- Brancos e Nulos - 3%
- Não sabem - 2%
Veja a evolução dos candidatos a presidente desde o começo do ano
Lula x Bolsonaro no 2º turno
O PoderData também perguntou aos eleitores entrevistados em quem votariam em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Lula. A diferença entre os dois passou de 14 pontos percentuais para 9, em relação ao levantamento realizado na quinzena anterior. Veja:
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 50% (-2 p.p)
- Jair Bolsonaro (PL) - 41% (+3 p.p)
- Brancos e Nulos - 7%
- Não sabem - 2%
Metodologia da pesquisa
O levantamento do PoderData, que contratou a própria pesquisa, ouviu 3,5 mil eleitores em 308 municípios das 27 unidades da federação entre os dias 28 e 30 de agosto de 2022. As entrevistas foram feitas por telefone, para fixos e celulares. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06922/2022.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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