O instituto PoderData divulgou nesta quarta-feira (13) uma nova rodada de pesquisa para a corrida presidencial deste ano. De acordo com o levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 40% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%.
Com a desistência do ex-ministro Sergio Moro (União Brasil), o PoderData retirou o nome dele da lista de pré-candidatos desta rodada. Veja abaixo os resultados do levantamento.
Primeiro turno
- Lula (PT) - 40%
- Bolsonaro - 35%
- Ciro Gomes - 5%
- João Doria (PSDB) - 3%
- André Janones (Avante) - 3%
- Simone Tebet (MDB) - 2%
- Eymael (DC) - 1%
- Felipe D'Ávila (Novo) - 0%
- Leonardo Péricles (UP) - 0%
- Sofia Manzano (PCB) - 0%
- Vera Lúcia (PSTU) - 0%
- Brancos e Nulos - 7%
- Não sabem - 4%
Segundo turno
Lula x Bolsonaro
- Lula (PT) - 47%
- Bolsonaro (PL) - 38%
Ciro Gomes x Bolsonaro
- Ciro Gomes (PDT) - 42%
- Bolsonaro (PL) - 39%
Lula x Ciro Gomes
- Lula (PT) - 46%
- Ciro Gomes (PDT) - 24%
Metodologia
O levantamento do instituto PoderData, que contratou a própria pesquisa, ouviu 3 mil eleitores entre os dias 10 e 12 de abril de 2022. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00368/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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