Pesquisa do Instituto Ranking Brasil com eleitores de Mato Grosso do Sul, encomendada pelo site MGS News e divulgada neste domingo (5), mostrou Jair Bolsonaro (PL) com 35,2% das intenções de voto para presidente. Com uma margem de erro de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos, ele está tecnicamente empatado com o petista Luiz Inácio Lula da Silva, que aparecia com 33,5%. Simone Tebet (MDB), eleita senadora pelo estado em 2014, estava com 4,2% das intenções de voto para presidente.
Um empate também foi captado pelo Ranking Brasil na disputa para o governo de Mato Grosso do Sul. André Puccinelli, pré-candidato do MDB, estava com 20,5%, enquanto o ex-prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) estava com 20,1%.
Na corrida para o Senado no estado, a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP) estava na dianteira, com 14% das intenções de voto. Veja a seguir os cenários testados pelo instituto nas disputas para estes três cargos.
Pesquisa para presidente em MS
Estimulada - quando as opções de candidatos são apresentadas ao eleitor
- Jair Bolsonaro (PL) - 35,2%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 33,5%
- Simone Tebet (MDB) - 4,2%
- Ciro Gomes (PDT) - 3,5%
- André Janones (Avante) - 1%
- Luciano Bivar (União Brasil) - 0,3%
- Nulo/branco/nenhum/não respondeu - 22,3%
Espontânea - quando as opções não são apresentadas ao eleitor
- Jair Bolsonaro (PL) - 28%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 26,3%
- Simone Tebet (MDB) - 2,4%
- Ciro Gomes (PDT) - 2,1%
- André Janones (Avante) - 0,4%
- Luciano Bivar (União Brasil) - 0,1%
- Outros - 1,7%
- Nulo/branco/nenhum/não respondeu - 39%
Segundo turno entre Lula e Bolsonaro
- Jair Bolsonaro (PL) - 39,5%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 38%
- Nulo/branco/nenhum/não respondeu - 22,5%
Pesquisa para governador de MS
Cenário 1
- André Puccinelli (MDB) - 20,5%
- Marquinhos Trad (PSD) - 20,1%
- Rose Modesto (União) - 15,5%
- Eduardo Riedel (PSDB) - 15%
- Capitão Contar (PRTB) - 6,3%
- Giselle Marques (PT) - 2%
- Luhhara Arguelho (Psol) - 0,6%
- Nulo/branco/nenhum/não respondeu - 20%
Cenário 2
- André Puccinelli (MDB) - 20,7%
- Marquinhos Trad (PSD) - 20,3%
- Rose Modesto (União) - 16,4%
- Eduardo Riedel (PSDB) - 16%
- Capitão Contar (PRTB) - 6,4%
- Nulo/branco/nenhum/não respondeu - 20,2%
Cenário 3
- André Puccinelli (MDB) - 22,5%
- Marquinhos Trad (PSD) - 22%
- Rose Modesto (União) - 17,6%
- Eduardo Riedel (PSDB) - 17,1%
- Nulo/branco/nenhum/não respondeu - 20,8%
Cenário 4
- André Puccinelli (MDB) - 27,7%
- Marquinhos Trad (PSD) - 27,3%
- Rose Modesto (União) - 21,5%
- Nulo/branco/nenhum/não respondeu - 23,5%
Pesquisa para o Senado em Mato Grosso do Sul
- Tereza Cristina (PP) - 23,2%
- Odilon de Oliveira - 13,4%
- Luiz Henrique Mandetta (União) - 11,3%
- Sérgio Harfouche - 9%
- Carlos Marun - 4%
- Jeferson Bezerra - 1,6%
- Tiago Botelho - 1,3%
- Wilson Joaquim - 0,6%
- Henrique Medeiros - 0,2%
- Adonis Marcos - 0,1%
- Nulo/branco/nenhum/não respondeu - 35,3%
Metodologia da pesquisa
O Instituto Ranking Brasil, que tem sede em Campo Grande (MS), ouviu 3.000 eleitores em 30 municípios de Mato Grosso do Sul entre os dias 31 de maio e 4 de junho. As entrevistas foram feitas pessoalmente, em ponto de fluxo populacional e domiciliar, e a amostra foi estratificada de acordo com dados do Censo de 2010 e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa tem margem de erro de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. Ela está registrada no TSE sob os protocolos MS-09658/2022 e BR-06808/2022, e foi encomendada pelo site MSG News. Mais informações sobre a pesquisa e o resultado completo pode ser acessado no site do instituto.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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