Pesquisa eleitoral Genial/Quaest para a presidência da República, divulgada pela CNN nesta quinta-feira (7), mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 29%. Em terceiro lugar, com 6%, estava o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) – que colocou sua pré-candidatura em modo de espera – e logo atrás, com 5%, Ciro Gomes (PDT). O deputado federal André Janones (Avante) estava com 3% das intenções de voto e a senadora Simone Tebet (MDB) e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) com 1%.
Em um cenário sem Moro, os números de Lula e Bolsonaro sobem para 45% e 31%, respectivamente. Confira os resultados da pesquisa para primeiro e segundo turnos.
Pesquisa eleitoral para presidente: 1º turno
Cenário 1
- Lula (PT) – 44%
- Jair Bolsonaro (PL) – 29%
- Sergio Moro (União Brasil) – 6%
- Ciro Gomes (PDT) – 5%
- André Janones (Avante) – 3%
- João Doria (PSDB) – 1%
- Simone Tebet (MDB) – 1%
- Vera Lúcia (PSTU) – 0%
- Felipe d’Avila (Novo) – 0%
- Sofia Manzano (PCB) – 0%
- Leonardo Péricles (UP) – 0%
- José Maria Eymael (DC) – 0%
- Branco/nulo/não vai votar – 5%
- Indecisos – 5%
Cenário 2 - sem Moro
- Lula (PT) – 45%
- Jair Bolsonaro (PL) – 31%
- Ciro Gomes (PDT) – 6%
- André Janones (Avante) – 2%
- João Doria (PSDB) – 2%
- Simone Tebet (MDB) – 1%
- Vera Lúcia (PSTU) – 1%
- Felipe d’Avila (Novo) – 0%
- Leonardo Péricles (UP) – 0%
- José Maria Eymael (DC) – 0%
- Branco/nulo/não vai votar – 6%
- Indecisos – 6%
Cenário 3 - com Moro, mas menos nomes na disputa
- Lula (PT) – 45%
- Jair Bolsonaro (PL) – 29%
- Sergio Moro (União Brasil) – 7%
- Ciro Gomes (PDT) – 6%
- João Doria (PSDB) – 2%
- Branco/nulo/não vai votar – 5%
- Indecisos – 5%
Cenário 4 - sem Moro, com Janones
- Lula (PT) – 44%
- Jair Bolsonaro (PL) – 31%
- Ciro Gomes (PDT) – 6%
- André Janones (Avante) – 3%
- João Doria (PSDB) – 2%
- Felipe d’Avila (Novo) – 1%
- Branco/nulo/não vai votar – 6%
- Indecisos – 6%
Cenário 5 - Tebet como 3ª via
- Lula (PT) – 46%
- Jair Bolsonaro (PL) – 32%
- Ciro Gomes (PDT) – 7%
- Simone Tebet (MDB) – 2%
- Branco/nulo/não vai votar – 7%
- Indecisos – 6%
Cenário 6 - Leite como 3ª via
- Lula (PT) – 46%
- Jair Bolsonaro (PL) – 31%
- Ciro Gomes (PDT) – 7%
- Eduardo Leite (PSDB) – 2%
- Branco/nulo/não vai votar – 7%
- Indecisos – 6%
Pesquisa eleitoral para presidente: 2º turno
Lula x Bolsonaro
- Lula (PT) – 55%
- Jair Bolsonaro (PL) – 34%
- Branco/nulo/não vai votar – 8%
- Indecisos – 3%
Lula x Ciro
- Lula (PT) – 55%
- Ciro Gomes (PDT) – 22%
- Branco/nulo/não vai votar – 20%
- Indecisos – 3%
Lula x Doria
- Lula (PT) – 58%
- João Doria (PSDB) – 16%
- Branco/nulo/não vai votar – 23%
- Indecisos – 3%
Lula x Moro
- Lula (PT) – 55%
- Sergio Moro (União Brasil) – 25%
- Branco/nulo/não vai votar – 17%
- Indecisos – 4%
Lula x Leite
- Lula (PT) – 58%
- Eduardo Leite (PSDB) – 17%
- Branco/nulo/não vai votar – 22%
- Indecisos – 4%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa foi realizada pelo instituto Quaest e contratada pelo Banco Genial. Foram ouvidos 2.000 eleitores entre os dias 1º e 3 de abril de 2022 em todas as regiões do país. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo BR-00372/2022.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esse apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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