Pesquisa eleitoral Quaest divulgada nesta quarta-feira (28) sobre a corrida ao governo do Amapá traz Clécio Vieira (Solidariedade) à frente do levantamento, com 50% das intenções de voto. Na sequência aparece Jaime Nunes (PSD) com 36%. Votos brancos e nulos somam 4%, enquanto eleitores indecisos ou que não responderam marcaram 2% dos entrevistados.
Na simulação para eventual segundo turno, Clécio Vieira aparece à frente com 53% das intenções de voto contra 42% de Jaime Nunes.
A Quaest também apurou a preferência dos entrevistados na eleição para a única vaga ao Senado Federal em disputa no estado. O atual senador Davi Alcolumbre (União Brasil) está na frente, com 45% das intenções de voto, e é seguido por Rayssa Furlan (MDB), que tem 31%.
Intenção de voto para o governo do Amapá
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Clécio Vieira (SD) - 50%
- Jaime Nunes (PSD) - 36%
- Gilvam Borges (MDB) - 4%
- Gesiel Oliveira (PRTB) - 2%
- Jairo Palheta (PCO) - 1%
- Gianfranco Gusmão (PSTU) - 1%
- Branco/nulo - 4%
- Não sabem/não responderam - 2%
Segundo turno: estimulada
- Clécio Vieira (SD) - 53%
- Jaime Nunes (PSD) - 42%
- Branco/nulo - 3%
- Não sabem/não responderam - 2%
Intenção de voto para o Senado no Amapá
Pesquisa estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Davi Alcolumbre (União Brasil): 45%
- Rayssa Furlan (MDB): 31%
- Capi (PSB): 12%
- Pastor Guaracy (PTB): 3%
- Sueli Pini (PRTB): 1%
- Valdenor Guedes (Avante): 1%
- Gilberto Laurindo (Patriota): 1%
- Marinaldo Sousa Silva (PCO): 0%
- Branco/nulo: 3%
- Não sabe/não respondeu: 3%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa Quaest entrevistou pessoalmente 900 eleitores amapaenses, entre os dias 24 e 27 de setembro. O levantamento tem índice de confiança de 95%, com margem de erro de 3,3 pontos percentuais para mais ou para menos, sob registro na Justiça Eleitoral com o número AP-00408/2022
Porque a Gazeta publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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