• Carregando...
Pesquisa mostra como está a disputa ao governo e Senado na Bahia
Pesquisa eleitoral na Bahia| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

Pesquisa eleitoral divulgada pela Genial/Quaest nesta sexta-feira (15), apontou o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) à frente do levantamento, com 61% das intenções de voto.

Na sequência aparecem o professor Jerônimo Rodrigues (PT), com 11% das intenções de voto, e o deputado federal João Roma (PL), com 6%. Votos brancos e nulos somaram 12%, enquanto indecisos corresponderam a 9% dos entrevistados.

Na comparação com o levantamento publicado pela Genial/Quaest no mês de maio, a vantagem de ACM Neto para Jerônimo Rodrigues caiu de 61 pontos percentuais para 50 pontos, com o pré-candidato do União Brasil registrando uma queda de 67% das intenções de voto para 61%.

A pesquisa da Genial/Quaest ainda simulou a disputa por uma vaga da Bahia no Senado Federal. O senador Otto Alencar (PSD) lidera o levantamento com 32% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Cacá Leão (PP), com 10%.

Intenção de voto para o governo da Bahia

Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado) - cenário 1

  • ACM Neto (União Brasil) - 61%
  • Jerônimo Rodrigues (PT) - 11%
  • João Roma (PL) - 6%
  • Kleber Rosa (Psol) - 1%
  • Giovani Damico (PCB) - 0%
  • Brancos e nulos - 12%
  • Não sabem ou não responderam - 6%

Primeiro turno: estimulada - cenário 2

  • ACM Neto (União Brasil) - 65%
  • Jerônimo Rodrigues (PT) - 13%
  • Kleber Rosa (Psol) - 2%
  • Brancos e nulos - 13%
  • Não sabem ou não responderam - 13%

Primeiro turno: estimulada - cenário 3

  • ACM Neto (União Brasil) - 63%
  • Jerônimo Rodrigues (PT) - 12%
  • João Roma (PL) - 7%
  • Brancos e nulos - 12%
  • Não sabem ou não responderam - 6%

Segundo turno: estimulada - cenário 1

  • ACM Neto (União Brasil) - 73%
  • Jerônimo Rodrigues (PT) - 11%
  • Brancos e nulos - 11%
  • Não sabem ou não responderam - 5%

Segundo turno: estimulada - cenário 2

  • ACM Neto (União Brasil) - 73%
  • João Roma (PL) - 10%
  • Brancos e nulos - 11%
  • Não sabem ou não responderam - 5%

Segundo turno: estimulada - cenário 3

  • João Roma (PL) - 24%
  • Jerônimo Rodrigues (PT) - 22%
  • Brancos e nulos - 41%
  • Não sabem ou não responderam - 14%

Intenção de voto para o Senado na Bahia

Estimulada - cenário 1

  • Otto Alencar (PSD) - 32%
  • Cacá Leão (Progressistas) - 10%
  • Raíssa Azevedo (PL) - 6%
  • Marcelo Nilo (Republicanos) - 6%
  • Tâmara Azevedo (Psol) - 4%
  • Brancos e nulos - 31%
  • Não sabem ou não responderam - 11%

Estimulada - cenário 2

  • Otto Alencar (PSD) - 34%
  • Cacá Leão (Progressistas) - 12%
  • Raíssa Azevedo (PL) - 8%
  • Tâmara Azevedo (Psol) - 5%
  • Brancos e nulos - 30%
  • Não sabem ou não responderam - 11%

Estimulada - cenário 3

  • Otto Alencar (PSD) - 36%
  • Cacá Leão (Progressistas) - 14%
  • Tâmara Azevedo (Psol) - 8%
  • Brancos e nulos - 31%
  • Não sabem ou não responderam - 10%

Metodologia das pesquisas

A pesquisa eleitoral encomendada pela Genial Investimentos para a Quaest Consultoria e Pesquisa entrevistou 1.140 mil pessoas presencialmente, entre os dias 9 e 12 de julho. A margem de erro do levantamento é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número BA-05185/2022 e BR-03146/2022.

Já a pesquisa encomendada pela Genial Investimentos para a Quaest Consultoria e Pesquisa entrevistou pessoalmente 1.140 eleitores da Bahia entre os dias 13 e 16 de maio. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo banco Genial e está registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-02283/2022.

Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]