Pesquisa eleitoral divulgada pela Genial/Quaest para a corrida presidencial na Bahia, nesta sexta-feira (15), apresentou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 62% das intenções de voto, e o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), com 19%.
Na sequência do levantamento aparecem Ciro Gomes (PDT), com 5% dos votos válidos, André Janones (Avante), com 2%, além de Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU), com 1%. Votos brancos e nulos somaram 5%, enquanto indecisos registraram 4% no levantamento.
Intenção de voto para a presidência na Bahia
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado) - cenário 1
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 62%
- Jair Bolsonaro (PL) - 19%
- Ciro Gomes (PDT) - 5%
- André Janones (Avante) - 2%
- Simone Tebet (MDB) - 1%
- Vera Lúcia (PSTU) - 1%
- Luciano Bivar (União) - 0%
- Eymael (DC) - 0%
- Sofia Manzano (PCB) - 0%
- Brancos/nulo/nenhum - 5%
- Não sabe - 4%
Primeiro turno: estimulada - cenário 2
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 64%
- Jair Bolsonaro (PL) - 21%
- Ciro Gomes (PDT) - 7%
- Simone Tebet (MDB) - 1%
- Brancos/nulo/nenhum - 5%
- Não sabe - 3%
Segundo turno: estimulada
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 69%
- Jair Bolsonaro (PL) - 21%
- Brancos/nulo/nenhum - 8%
- Não sabe - 3%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa eleitoral encomendada pela Genial Investimentos para a Quaest Consultoria e Pesquisa entrevistou 1.140 mil pessoas presencialmente, entre os dias 9 e 12 de julho. A margem de erro do levantamento é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número BA-05185/2022 e BR-03146/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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